EntretenimentoOutros

Adolescente de 15 anos lança livro experimental Noite de autógrafos acontece sábado (11), em Guaxupé

Lançamento Livro GuaxupéCom uma linguagem fora das regras narrativas convencionais, um adolescente de 15 anos, morador da pequena cidade de Juruaia, lança seu primeiro livro. A obra é um “romance experimental, pois Um Breve Momento apresenta uma história confusa e, por vezes, quase incompreensível”, comenta Caetano Lacerda.

O personagem do livro é um misantropo e isso o faz viver em constante sofrimento. O tempo em que se passa a história e a linguagem fora do convencional são uma extensão da obra e a sequência temporal é quase imperceptível. “Eu quis mostrar com esse livro que um breve momento pode durar um segundo ou toda a eternidade”, explica.  

O livro é autobiográfico e Lacerda não esconde essa característica de sua obra. Assim como o personagem do livro, o escritor é um ser recluso, ama a solidão, é demasiado sensível e está sempre afastado das outras pessoas. Sua companhia preferida sempre foram os livros. Mais certo seria dizer: os autores de certos livros. Thomas Mann, James Joyce, Virginia Woolf, Franz Kakfa e o brasileiro Machado de Assis estão entre os seus preferidos e, sem dúvida, influenciaram o adolescente em sua primeira obra.

A maturidade é uma característica marcante em Lacerda, apesar da pouca idade cronológica.  E ele se mostra um realista quanto ao futuro. “Com este livro pretendo iniciar oficialmente minha vida como escritor. Não espero já grande reconhecimento – mas seria certamente muito bom que ele ocorresse agora. Minhas pretensões futuras são construir uma linguagem muito pessoal e original; e contar histórias nunca antes pensadas, de maneiras novas e diferentes de como foram feitas anteriormente. E, assim, num futuro mais distante – daqui a duzentos ou trezentos anos – ser reconhecido, assim como Goethe, Dostoievski, Mann, Joyce e Machado de Assis hoje o são”, finaliza.  

Noite de Autógrafos

O livro Um Breve Momento será lançado no dia 11 de outubro, às 21h, no Cine 14 Bis, em Guaxupé, MG. Em breve, o livro será disponibilizado para compras através da internet. E o escritor já acerta participações em eventos literários para divulgar sua primeira obra.

(Eliana Sonja – Sakey Comunicação)

 

Notícia anterior

Crianças estão convidadas para festa na Avenida

Próxima notícia

Domingo de festa!

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.