Utilidade

Aumento do estoque de sangue é esperado durante semana em que se comemora o Dia do Doador

Banco de Sangue DestacadaNesta terça-feira, 25 de novembro, é comemorado em todo o Brasil, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi instituída em 30 de junho de 1964 pelo Decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco.

A Farmacêutica, Carolina Scalioni Ramos, aproveita o momento em que o assunto está em evidência para reforçar que apenas uma doação pode salvar até quatro vidas. Para a profissional que integra a equipe da Santa Casa de Três Pontas este é um bom motivo para que as pessoas experimentem a sensação de gratidão promovida pelo ato solidário.

Está agendada para sexta-feira (28) – como acontece semanalmente – a viagem até a Unidade da Fundação Hemominas em Poços de Caldas onde é feita a coleta de sangue dos doadores trespontanos. A saída será às 6 horas da manhã, com transporte gratuito sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A alimentação será fornecida pela Santa Casa de Três Pontas.

As pessoas que puderem contribuir devem entrar em contato com o Hospital São Francisco de Assis (3265-9700) e informar o seu nome.

Números

Por mês são realizadas em média 85 transfusões de sangue na Santa Casa de Três Pontas. Atualmente, 60 doadores estão cadastrados na entidade. Não bastasse o pequeno número, nem todos comparecem assiduamente para o ato que salva vidas. Há meses em que apenas 30 pessoas praticam a ação voluntária. Se a demanda é maior que a doação, o depósito fica baixo e algumas vezes zerado para determinados tipos sanguíneos.

Manter o Banco de Sangue da Cidade o mais próximo possível do ideal, considerando a média de demanda mensal, é muito importante. Ele é a única fonte segura de recurso em caso de urgência.

Hoje, Três Pontas só pode recorrer à Unidade da Fundação Hemominas de Poços de Caldas. Como o transporte dos hemo componentes é feito pela SMS não fica descartada a eventual falta de veículo para buscar bolsas num caso de emergência.

Dia Nacional do Doador de Sangue

(Foto: Ilustrativa Net)

Critérios básicos para doação de sangue

Quem pode doar  

  • Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é  importante conhecer as normas e documentos necessários para doação de sangue. Os demais critérios são válidos para todos.
  • Quem tem e está com boa saúde.
  • Quem pesa acima de 50 quilos.
  • Quem dormiu bem na noite anterior à doação.
  • Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais. 

Quem não pode doar

  • Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época de que se tratou de hepatite A (IgM positiva).
  • Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.
  • Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação.
  • Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.
  • Quem já usou alguma vez drogas injetáveis.
  • Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado.
  • Quem estiver grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar três meses e após cesárea, seis meses.
  • Quem fez qualquer exame endoscópico nos últimos seis meses.
  • Quem fez cirurgia por laparoscopia nos últimos seis meses.
  • Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses.
  • Quem fez tratamento dentário recente (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).
  • Quem fez piercing nos últimos 12 meses anteriores à doação. Piercing localizado em área genital ou na boca: somente poderá ser liberada a doação após 12 meses da sua retirada.
  • (Fonte: Hemominas).
Notícia anterior

Mulheres Empreendedoras chamam a atenção da ala masculina em mais uma ação do Novembro Azul

Próxima notícia

Campanha para um Natal mais Feliz pretende beneficiar crianças do Naca III

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.