PolíticaQualidade de Vida / Saúde

Base do SAMU, em Três Pontas, é oficialmente inaugurada

Inauguração SAMU Três Pontas 1

Base do SAMU Três Pontas, no início da cerimônia de inauguração

A solenidade foi rápida, mas marcou um novo tempo no segmento saúde de Três Pontas. Na tarde desta segunda-feira (9), autoridades e outros convidados, sendo a maioria formada por servidores municipais, se reuniram para a inauguração da base descentralizada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na Cidade.

Localizada na Avenida Oswaldo Cruz, ao lado da sede da Guarda Civil Municipal (GCM), a base conta com 10 profissionais e uma unidade de suporte básico (ambulância). Eles prestam socorro de urgência e emergência em Três Pontas e região, num raio de 150 quilômetros. O SAMU pode ser utilizado também para a transferência de pacientes de alta gravidade para hospitais de outros municípios. 

Inauguração SAMU Três Pontas 5

Presidente da Câmara, Luis Carlos da Silva

“A base de Três Pontas veio para funcionar e para atender à necessidade dos cidadãos. Parabenizo todos os envolvidos, o Prefeito Paulo Luis e toda a sua equipe pelo SAMU, pela sede da Guarda – muito bem estruturada e pela organização desta Praça da Bíblia”, registrou o Presidente da Câmara, Luis Carlos da Silva (PPS). O Vereador foi o primeiro a se pronunciar, convidado pelo Mestre de Cerimônias, Francisco Cândido.

Em seguida, falou o Prefeito Paulo Luis (PPS). O Administrador Municipal focou que, se o SAMU hoje é realidade no Sul de Minas, muito se deve ao Ex-Prefeito de Santana da Vargem, Argemiro Rodrigues Galvão e ainda ao então Secretário de Saúde, Hermógenes Vaneli e a Leinner Marchetti Pereira que também compunha a equipe de governo da cidade vizinha como Procurador Geral. 

“Se não fosse o esforço dessas três pessoas hoje nós não estaríamos aqui inaugurando essa base. É preciso aprender a valorizar a todos aqueles que plantaram e essas três pessoas plantaram sem perceber um centavo do erário público. Hoje, existem cargos e mais cargos que são distribuídos pelos governos do Estado e Federal para que as pessoas possam administrar bem o SAMU”, registrou.

O comentário fez justiça ao empenho que, segundo o Prefeito, não aconteceu no dia da inauguração do SAMU Macro Sul quando o Governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), jogou louros apenas no Ex-Prefeito daquela cidade, Eduardo “Corujinha” – também do Partido dos Trabalhadores.

Paulo Luis concordou com o Presidente da Câmara e afirmou que o SAMU Três Pontas está funcionando. Segundo ele, desde a implantação foram feitos 135 atendimentos somente na Cidade. “O SAMU tem ajudado na eficiência da nossa Saúde, infelizmente, para a tristeza de alguns e para ser muleta eleitoreira de outros”, lançou o Chefe do Executivo.

Inauguração SAMU Três Pontas 6

Prefeito Paulo Luis atribui conquista ao Ex-Prefeito de Santana da Vargem, Argemiro Galvão

Ele também revelou que a base do Serviço em Três Pontas era um sonho desde a sua primeira Administração (2005-2008) e que chegou a ser prometido por Saraiva Felipe que ocupava o cargo de Ministro da Saúde do Governo “Lula”.

O Gestor Municipal concluiu afirmando que o Município é referência em saúde, agradecendo as presenças na cerimônia e reafirmando a parceria. “Quero dizer à equipe que compõe o SAMU que tenha na Administração 2013-2016 uma companheira, que nós possamos caminhar juntos – Secretaria de Saúde e Município”, finalizou.

O descerramento da placa inaugural foi realizado pelo Prefeito, pelo Secretário Municipal de Saúde, o vargense Hermógenes Vaneli e pelo Presidente do Legislativo, Luis Carlos da Silva.

Depois, os convidados conheceram a base, anfitriados pelo integrante do SAMU, o Condutor Socorrista, Frederico Alexandre Ribeiro.

Macro Sul

Inaugurado em 30 de janeiro, o SAMU Macro Sul, com central em Varginha (MG), possui 34 bases no Sul de Minas. Elas dão suporte a 153 cidades da região, somando atendimentos a mais de 2 milhões e 700 mil habitantes nos casos de urgência e emergência.

Ao todo, são 64 médicos, 68 enfermeiros, 202 técnicos em Enfermagem, além de condutores de veículos, farmacêuticos e trabalhadores administrativos.

Com o SAMU Macro Sul, 475 dos 853 municípios mineiros têm acesso ao serviço, o equivalente a 55,69% de cobertura, atendendo cerca de 8 milhões dos 20,7 milhões de habitantes do Estado (38,91% de cobertura). O programa já está implantado no Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte, Nordeste e Sudeste graças à parceria dos governos Federal, Estadual e Municipais.

 

 

Notícia anterior

Rua Dr. Joaquim de Brito, em Três Pontas, tem sentido de direção alterado

Próxima notícia

Três Pontas ganha quinta unidade de Saúde Família

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.