Política

Eleições 2014 – Trespontanos dizem sim à mudança e optam por Aécio Neves para Presidente do Brasil

Aécio

(Foto: maisaecio)

A votação deste segundo turno em Três Pontas transcorreu com muita tranquilidade como já era esperado pela Justiça e Cartório Eleitoral e pelas autoridades policiais que fizeram a previsão baseados na calmaria que marcou a primeira etapa do processo democrático em 5 de outubro quando apenas duas pessoas foram presas acusadas de boca de urna.

De acordo com a chefe da 273ª Zona Eleitoral, Maria Rosa Guimarães Miari, o fato dos eleitores terem voltado às seções para eleger apenas um cargo (e não cinco como no primeiro turno) facilitou e promoveu uma votação bastante rápida. Duas urnas apresentaram problemas, mas foram rapidamente substituídas. 

A apuração também foi ágil. O segundo turno das Eleições começou às 8 horas (de Brasília) deste domingo (26) e foi encerrada às 17 horas. Por volta das 18 horas os dados de Três Pontas e Santana da Vargem já tinham sido transmitidos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A preferência trespontana

Ao todo, 47.914 eleitores estão cadastrados na 273ª Zona Eleitoral. Do montante, 42.164 residem em Três Pontas e os outros 5.750 são de Santana da Vargem, município atendido pela comarca trespontana. Respectivamente, cada cidade possui 17 e 3 locais de votação e 135 e 18 seções.

Em Três Pontas, o eleitorado deu credibilidade a Aécio Neves (PSDB). O candidato tucano obteve 16.987 votos o que corresponde a 50,64% dos votos válidos. Dilma Rousseff  (PT) recebeu 16.557 votos (49,36%). A diferença a favor de Aécio Neves foi de somente 430 votos.

Os votos em branco somaram 501 (1,44%) e os nulos ficaram em 773 (2,22%). Ao todo, 34.818 eleitores cumpriram o direito democrático, portanto, o comparecimento às urnas foi de 82,63%.

Dilma

(Foto: G1)

Em Santana da Vargem, a candidata à reeleição, Dilma Rouseff, venceu o pleito. No município administrado pelo petista Vitor Elói, ela conquistou 2.497 votos (52,51%) e Aécio teve 2.258 votos (47,49%). Os votos em branco foram 61 e os nulos 100. Ao todo 85,53% dos eleitores compareceram às urnas neste segundo turno.

Estados

Em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal houve também neste domingo eleição para governador. No primeiro turno, em Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) venceu Pimenta da Veiga (PSDB).

 

 

 

Notícia anterior

Outubro Rosa - Myl Bueno promove o Zumba 90 em apoio ao combate ao câncer

Próxima notícia

Eleições 2014 - Dilma segue rumo ao segundo mandato após Eleição mais acirrada dos últimos 25 anos

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.