Oportunidades

Estão abertas as inscrições para o 42º Concurso Nacional de Presépios

Até 1º de dezembro, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) estará recebendo inscrições para o 42º Concurso Nacional de Presépios. Podem participar projetos individuais ou elaborados em grupo, desenvolvidos em quaisquer técnicas e materiais, exceto obras realizadas com materiais perecíveis ou adulteráveis, que possam comprometer a saúde pública ou a integridade física do local onde serão expostas e seus visitantes e ainda obras que impliquem em qualquer alteração do espaço destinado à apresentação. Serão aceitas propostas nas linguagens bidimensional e tridimensional, abrangendo tanto as técnicas tradicionais quanto os materiais não convencionais. Os presépios não poderão ultrapassar as seguintes dimensões máximas: 60 cm x 100 cm x 60 cm (Largura x Altura x Profundidade).

As inscrições são de graça e podem ser realizadas presencialmente na sede da FAOP ou via Correios. A postagem dos materiais solicitados deve ser feita para o seguinte endereço: Faop – Rua Alvarenga, 794 – Bairro Cabeças, Ouro Preto, Minas Gerais, CEP 35400-000. O edital completo e o formulário de inscrição são disponibilizados na sede da Fundação e estão também no site www.faop.mg.gov.br na aba “Serviços”.

O Concurso Nacional de Presépios tem os objetivos de valorizar a tradição cultural-religiosa, resgatar o sentido poético e singular do presépio e estimular a criação contemporânea sobre o tema. As obras são premiadas nas categorias júri artístico e votação popular, sendo os primeiros lugares incorporados ao acervo da Fundação. Neste ano, os prêmios somam R$ 3,2 mil. 

As obras inscritas serão expostas na Galeria do Centro Cultural Fiemg, localizado na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, no período de 11 de dezembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015. “As exposições são o ponto culminante do Concurso e surpreendem pela diversidade, riqueza, originalidade e poder de criação do povo brasileiro. O acervo constituído pelos prêmios aquisitivos é um conjunto exemplar da criatividade de nossos artistas e artesãos”, cita a FAOP.

 

 

 

 

Notícia anterior

Médico “trespontano” recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Minas

Próxima notícia

Associação Comercial prepara Festa do Empresário

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.