Esporte

Francisco Musa conquista o Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top 2014 Depois do Prêmio, passa férias em Três Pontas ao lado de amigos e familiares

Francisco Musa 1

(Campeão Brasileiro Sênior Top, Francisco Musa, com seu merecido troféu e carro)

O cavaleiro Francisco Musa conquistou na tarde de sábado (13), o Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top 2014. Após nove etapas, o mineiro radicado em São Paulo foi o grande campeão da temporada com 118,5 pontos. O vice-campeão foi Artemus de Almeida, com 108 pontos, e o terceiro colocado foi José Roberto Reynoso, com 97 pontos. Além do troféu, Francisco Musa levou para casa um carro Hyundai IX35 0km.

“Eu sonhava em ganhar um título brasileiro, dois é melhor ainda. Principalmente porque eles foram com o Xindoctro, grande parceiro nessa jornada. Estou muito feliz e agora eu vou descansar, pensar em como vai ser a próxima temporada e preparar os cavalos para que eles cheguem tão bem como esse ano”, contou Francisco Musa, que também foi campeão brasileiro em 2012.

Musa fez uma excelente campanha ao longo da disputa e só dependia de si mesmo para conquistar o bicampeonato. Das nove etapas venceu duas e esteve entre os cinco primeiros colocados nas outras. “Esse novo formato do campeonato realmente valoriza quem é mais consistente o ano todo. O patrocínio da Hyundai é um incentivo muito grande para todo mundo. Tanto para o proprietário, que sempre busca bons cavalos, quanto para o cavaleiro porque além do prêmio, é o título mais importante da temporada”, finalizou.

Francisco Musa 3

(Pódio do Brasileiro Hyundai Sênior Top: Francisco Musa, Campeão, Artemus de Almeida, Vice, e José Roberto Reynoso Fernandez Filho, 3º colocado)

Depois do prêmio, férias em Três Pontas

Francisco José Mesquita Musa nasceu em Três Corações (MG) onde o pai, Francisco Musa, mantém uma escola de equitação.

Dos 36 anos de vida, 25 já são dedicados à modalidade, uma experiência compartilhada com alunos da Estância Jurita, em Araras. É na cidade paulista que o campeão reside.

Depois do prêmio, Musa passa férias em Três Pontas na companhia, entre outros, da mãe, Silvana e da avó Maria Ivone Reis Mesquita. No Município, ele já participou de competições realizadas no Centro Hípico Vila Boa Vista. O espaço tem toda infraestrutura para a prática da equitação nas modalidades Hipismo Clássico, Adestramento e CCE, além de preparar cavalos, cavaleiros e amazonas para concursos hípicos.

De volta ao campeonato

A nona e última etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top aconteceu no GP do CSI2* Top Riders, na Sociedade Hípica Paulista. A prova, com obstáculos a 1.55m, teve como vencedor o cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Filho com Prestige Radiator JMEN II. O conjunto teve uma falta na primeira volta e com pista limpa em 60s15 na segunda passagem garantiu a vitória.

O segundo colocado foi o jovem Felipe Amaral, campeão brasileiro de 2013, com Premiere Carthoes B Z também com uma falta em 61s68. Francisco Musa e Xindoctro Metodo chegaram em terceiro lugar com uma penalidade e o tempo de 68s48.

“Esse é o terceiro GP do campeonato que eu ganho, mas eu não fui tão bem nas outras etapas e acabei deixando o título escapar. Mas eu estou satisfeito, os meus cavalos estão saltando bem e o Radiator é um cavalo jovem. Foi o primeiro ano dele na série forte e acredito que ano que vem ele estará maduro para, se Deus quiser, brigarmos por uma vaga nos Jogos Pan-Americanos”, contou José Roberto Reynoso.

Em 2014, pela primeira vez, o campeonato brasileiro de saltos deixou de ser disputado em um único final de semana para acontecer ao longo de nove etapas durante o ano. Antes de chegar a etapa final do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top, que teve peso 1,5, cada participante descartou os dois piores resultados conquistados ao longo da competição. O novo formato, mais competitivo, permitiu que os cavaleiros residentes no Brasil também somassem pontos no ranking da Federação Equestre Internacional.

Francisco Musa 2

(Francisco Musa com seu Xindoctro Metodo: Bicampeão Brasileiro Sênior 2012 / 2014 e Tetracampeão do ranking brasileiro Sênior)

Campeonato Brasileiro Hyundai Sênior Top 2014

1º Francisco Musa – 118,5 pontos
2º Artemus de Almeida – 108 pontos
3º José Roberto Reynoso Fernandez Filho – 97 pontos
4º Sérgio Marins – 96 pontos
5º Fábio Sarti – 59 pontos
6º Felipe Amaral – 58,5 pontos

GP CSI2* Top Riders – 1.55m

1º José Roberto Reynoso Filho / Prestige Radiator JMen II – 4/0 – 60s15 

2º Felipe Amaral / Premiere Carthoes BZ – 4/0 – 61s68 

3º Francisco Musa / Xindoctro Método – 4/0 – 68s48
4º Bruno Chaves Pessanha / Transwall Codex Junior – 8/0 – 58s85
5º Artemus de Almeida / Zarisma – 8/0 – 58s95
6º Francisco Musa / Bolero JMen – 0/9 – 71s35

(Confederação Brasileira de Hipismo – CBH / MktMix Assessoria de Comunicação; Fotos: Luis Ruas / SHP)

 

Notícia anterior

Natal na Pastoral: mais uma ação conjunta que resultou em alegria para crianças trespontanas

Próxima notícia

Eventos de final de ano aquecem mercado de locação de roupas e acessórios

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.