Política

Médico “trespontano” recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Minas O cardiologista e geriatra, Dr. Luiz Roberto Laurindo Dias, está entre as 249 personalidades agraciadas pelos deputados estaduais por terem se destacado em suas áreas de atuação

Ordem do Mérito Legislativo 1O Médico, Luiz Roberto Laurindo Dias, foi agraciado com a “Ordem do Mérito Legislativo”. A cerimônia foi realizada na manhã de quinta-feira (13), no Expominas, em Belo Horizonte. Neste ano, 249 personalidades e entidades receberam a homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por se destacarem em serviços prestados ou méritos excepcionais.

É muito bom saber que você é visto pelo serviço que presta. Estou muito feliz, a cerimônia foi muito bonita e esse Mérito aumenta ainda mais a minha responsabilidade e a minha fidelidade à comunidade e ao Município”, disse Dr. Luiz Roberto. Ele compareceu à solenidade acompanhado da esposa Yara, dos amigos peemedebistas Afonso de Carvalho e Gilson Brito e ainda de Fernando Paiva.

Na mesma categoria do Médico de Três Pontas, entre outros, estiveram a Historiadora, Cristina Ávila e o Artista Plástico, Luiz Augusto Pianetti. O Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; o Presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Herbert José de Almeida Carneiro; o Subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides e a Defensora Pública-Geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, receberam a Medalha no grau “Grande Mérito”. Quatro secretários de Estado foram homenageados com o grau “Mérito Especial”. São eles, a Secretária de Cultura, Eliane Parreiras; de Educação, Ana Lúcia Gazzola; o secretário de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda e de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Alencar Santos Viana Filho. O Desembargador, Belizário Antônio da Lacerda, também recebeu o “Mérito Especial”. 

De acordo com a Assessoria de Comunicação da ALMG, a solenidade integrou a agenda comemorativa do bicentenário de morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e celebrou a vida e o legado deixados pelo artista, que é um dos maiores expoentes da arte barroca no Brasil. Sua obra pode ser apreciada em várias cidades mineiras, tais como Ouro Preto, São João Del Rei, Sabará e Congonhas, onde se encontram as esculturas em pedra-sabão dos 12 profetas, que se tornaram um dos mais conhecidos símbolos da obra de Aleijadinho.

Por ser o dia da morte do artista, 18 de novembro passou a ser, a partir de 2013, o Dia do Barroco Mineiro, instituído pela Lei 20.470 de 2012, originada do Projeto de Lei 3.396 de 2012, de autoria do presidente da ALMG, Deputado Dinis Pinheiro (PP). A Lei determina que em 2014, ano do bicentenário de morte de Aleijadinho, sejam realizadas diversas atividades voltadas para a valorização e divulgação do patrimônio histórico, artístico e cultural deixados pelo artista.

A cerimônia de agraciamento ostentou o tema “200 anos de morte de Aleijadinho: o Barroco é para sempre” e teve como Oradora oficial a empresária, colecionadora de arte e empreendedora cultural, Angela Gutierrez.

A Medalha

Criada em abril de 1982, a Ordem do Mérito Legislativo é concedida pelo presidente da ALMG e pelos membros do Conselho da Ordem, nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito.

Grande Mérito: destinado a soberanos, chefes de Estado, chefes de governo e seus sucessores imediatos; governadores; vice-governadores; presidente da Assembleia Legislativa; presidente do Supremo Tribunal Federal; presidente do Tribunal de Justiça; presidente da Câmara dos Deputados; presidente do Senado Federal; ministros de Estado e outras personalidades de hierarquia equivalente.

Mérito Especial: destinado aos membros da Mesa da ALMG e deputados estaduais; secretários de Estado; senadores; deputados federais; ministros de Tribunais Superiores; presidentes de Tribunais; desembargadores; generais; embaixadores; enviados extraordinários; ministros; reitores; cientistas e outras personalidades de hierarquia equivalente.

Mérito: destinado a cônsules; magistrados; membros do Ministério Público; militares; professores; escritores; funcionários públicos; desportistas e outras personalidades de hierarquia equivalente.

O Conselho da Ordem é presidido pelo presidente da ALMG, Deputado Dinis Pinheiro e tem como integrantes os membros da Mesa, as lideranças da Maioria e da Minoria e os ex-presidentes da ALMG em exercício do mandato de deputado estadual. Além da medalha, os agraciados recebem diplomas assinados pelo Presidente da ALMG.

Ordem do Mérito Legislativo 2

Dr. Luiz Roberto com a esposa Yara e os amigos Afonso e Gilson

 

 

Notícia anterior

Uso clandestino das redes de esgoto do SAAE causam danos e colocam população em risco

Próxima notícia

Estão abertas as inscrições para o 42º Concurso Nacional de Presépios

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.