Outros

Meningite C é a causa da morte da jovem Aliriana Secretaria Municipal de Saúde já colocou em prática ações de bloqueio da transmissão da doença

AlirianaO laudo ainda não chegou por escrito, mas diante da gravidade do caso e da necessidade imediata de intervenção, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) de Belo Horizonte antecipou à Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas que a jovem Aliriana Caroline Bento faleceu em decorrência de Meningite C e não de Dengue ou Febre Maculosa como se suspeitava.

Diante da informação, o setor de Vigilância em Saúde colocou em prática o Protocolo do Ministério da Saúde para bloquear a transmissão da doença. Além dos familiares, todas as pessoas que tiveram contato com a estudante por quatro horas durante cinco dias antes do surgimento dos sintomas estão sendo medicadas.

Ainda com o coração dilacerado pela partida inesperada e precoce da filha de apenas 21 anos, Hércio Donizete Bento explica que a SMS forneceu o medicamento, basicamente antibiótico para combater a bactéria que, porventura, possa ter sido transmitida. Segundo ele, ontem (2) várias pessoas iniciaram o tratamento.

“É um choque que eu não desejo para ninguém. A morte de um filho arranca um pedaço da gente”, desabafa o pai de Aliriana.

O caso

O sonho, dentre tantos outros, de se formar no final deste ano em Tecnologia em Alimentos foi repentinamente tirado de Aliriana. No domingo ela se queixou de fortes dores pelo corpo e foi medicada em casa. Na manhã de segunda-feira passou por consulta na Policlínica e com sintomas bem semelhantes à Dengue foi orientada a repousar e se hidratar. Também colheu sangue para exames laboratoriais. A Vigilância Ambiental  imediatamente realizou o fumacê nas imediações da casa da estudante.

Mais tarde, a jovem precisou ser levada ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) com dores no corpo e dor de cabeça intensa. Hércio conta que ela chegou à unidade de saúde andando e conversando, tomou soro e pouco depois o quadro se agravou. Aliriana foi internada no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) da Santa Casa onde faleceu cerca de uma hora e meia depois.

A prova de que a alegre e comunicativa trespontana era querida foi materializada. Muita gente se dirigiu à porta do PAM em busca de notícias. Depois, uma multidão compareceu para a despedida e para dividir o pesar com os familiares, inclusive, colegas que estudavam com ela no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Machado. Por frequentar a escola agrotécnica e gostar de cavalos, médicos também levantaram a hipótese de Aliriana ter contraído Febre Maculosa que é transmitida pelo carrapato estrela, possibilidade agora descartada pela Funed.

A doença

Meningite é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Mais raramente, as meningites podem ser provocadas por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

A Meningite C ou Meningite Meningocócica é um tipo de meningite bacteriana causada pela Neisseria meningitidis. Essa doença pode deixar sequelas ou levar à morte se o tratamento não for iniciado prontamente.

Principais sintomas da Meningite C

  • Febre alta que começa repentinamente
  • Dor de cabeça intensa e contínua
  • Vômitos em jato
  • Náuseas
  • Rigidez de nuca (o pescoço fica difícil de dobrar)
  • Agitação
  • Pequenas manchas vermelhas na pele

Transmissão

A bactéria é transmitida de uma pessoa a outra através das secreções respiratórias (tosse, saliva, espirro)

Diagnóstico da Meningite C

O diagnóstico da Meningite C é feito através da análise do liquor por meio da punção lombar. Este exame é feito rapidamente, o que possibilita a elaboração de um plano de intervenção da forma mais rápida possível.

Tratamento

O tratamento para Meningite C deve ser feito em ambiente hospitalar, através de antibióticos intravenosos específicos. É necessário repouso e o monitoramento intensivo do paciente.

Prevenção da Meningite C

Existem vacinas que ajudam na prevenção da Meningite C que são administradas a partir dos 2 meses de idade. Outras medidas preventivas são: evitar o contato com pessoas infectadas, lavar as mãos frequentemente, evitar compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal.

(Fontes: Dr. Drauzio Varella e Tua Saúde)

 

 

 

 

Comentários

  1. Arlene, a reportagem ficou ótima! Parabéns pelo excelente serviço e obrigada por alertar as pessoas o motivo pela qual minha querida amiga veio a falecer, penso que é de suma importância para todos a prevenção da mesma. Obrigada

Notícia anterior

Exposição de bonecas atrai crianças... e adultos também

Próxima notícia

Motorista tenta cruzar Avenida Ipiranga e provoca acidente

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.