Qualidade de Vida / Saúde

Novembro Azul: Clube da Casa – Miari e Cia, em parceria com a Tigre, cumpre compromisso social

Conscientizar o maior número de trespontanos, incluindo funcionários, clientes e trabalhadores do setor da construção, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata.

Foi com esta finalidade que o Clube da Casa – Miari e Cia – promoveu uma série de atividades na manhã de ontem (22) em frente à sua sede, em Três Pontas. Pula-pula para a garotada, pipoca, corte de cabelo, medição da pressão arterial e índice glicêmico foram disponibilizados para a comunidade. A loja, no Centro da Cidade, recebeu decoração de balões azuis e a equipe estava uniformizada com camisetas cuja personalização se voltava à causa defendida mundialmente através do movimento denominado Novembro Azul.

Segundo a Diretora Administrativa, Letícia Garcia, atuar em favor da sociedade é um dos pilares estratégicos da Miari e Cia. “Este é um evento muito bacana que traz sensibilização para o homem se cuidar, se tratar. Nós acreditamos na prevenção e acreditamos que o diagnóstico precoce salva vidas, então, fizemos este evento festivo, em parceria com a Tigre, para a comunidade também entender isso”, disse.

Ainda conforme a Gerente Administrativa, o estabelecimento comercial teve um bom motivo para se envolver na Campanha. “Em um ambiente de obra ainda predominam profissionais masculinos”, ressaltou.

Para realizar a manhã de conscientização, houve apoio também da Unimed. Após, diretoria e funcionários do Clube da Casa – Miari e Cia participaram de uma confraternização ainda em favor da causa.

Câncer de Próstata – 90% dos casos diagnosticados precocemente podem ser curados

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), em sua estimativa para 2014, apontou o surgimento de 68.800 novos casos da doença no Brasil. A entidade afirma que o preconceito em relação ao exame de toque retal ainda é forte no País. Conforme dados do Ministério da Saúde (MS) 10% dos pacientes que chegam ao serviço especializado já estão em fase avançada da doença e a taxa de mortalidade é alta. O desafio é fazer com que o público masculino entenda que, se descoberto no início, o Câncer de Próstata tem grandes chances de cura, chegando a 90% dos casos.

O Câncer de Próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens em todas as regiões brasileiras, abaixo apenas dos tumores de pele. Em Minas Gerais, ele possui o valor mais elevado da taxa bruta de mortalidade por câncer em homens – 13,97 óbitos por 100 mil homens da população estadual. Os cânceres de traqueia/brônquios e pulmões (13,75/100 mil) e câncer de estômago (9,40/100 mil) aparecem em seguida.

Fatores de risco segundo o Inca

Idade

A idade é o único fato de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do Câncer de Próstata. Aproximadamente 62% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em homens com 65 anos ou mais. Com o aumento da expectativa de vida mundial, é esperado que o número de casos novos aumente cerca de 60% até o ano de 2015.

Etnia e histórico familiar

O câncer de próstata é aproximadamente duas vezes mais comum em homens negros se comparados aos brancos. Os estadunidenses, jamaicanos e caribenhos com ascendência africana apresentam as mais altas taxas de incidência do câncer de próstata do mundo, o que pode ser atribuído, em parte, à hereditariedade (cerca de 5% a 10%). Apesar disso, é possível que essa diferença entre negros e brancos se dê em razão do estilo de vida ou de fatores associados à detecção da doença.

Dieta

Dietas com base em gordura animal, carne vermelha, embutidos e cálcio têm sido associadas ao aumento no risco de desenvolver câncer de próstata. Além disso, a obesidade também é apontada no aumento do risco de desenvolver essa neoplasia, em especial para aquelas de comportamento mais agressivo. Em contrapartida, é possível que dietas ricas em vegetais, vitaminas D e E, licopeno e ômega-3 sejam capazes de conferir algum efeito protetor contra o câncer de próstata.

(Fontes: Ministério da Saúde / Inca / SES)

 

 

Notícia anterior

Moda, beleza e empresas de sucesso se reunirão em evento da Wofse Produções

Próxima notícia

Cruzeirenses trespontanos comemoram o Tetracampeonato Brasileiro

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.