Qualidade de Vida / Saúde

Outubro Rosa – Continuam atividades que enfatizam importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Em Três Pontas duas linhas provam a adesão do Município à campanha de conscientização denominada Outubro Rosa. Os movimentos dirigidos às mulheres enfatizam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Promovida pela Prefeitura, por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a semana de atividades especiais começou domingo (19). No Centro Integrado de Assistência à Mulher e a Adolescente (Ciama) aconteceram 120 coletas de material para exame preventivo do colo do útero. Ontem (20) teve palestra com o tema “Alimentação Saudável” proferida pela nutricionista, Renata Cristiane, no Centro de Convivência do Idoso. Já a tarde foi de “Beleza da Mulher” com profissionais voluntárias e demonstrações de produtos à base de café. O embelezamento da turma teve como sede o Cedup – Cursos Profissionalizantes. 

A terça-feira (21) esteve reservada às atividades recreativas. Pela manhã, elas aconteceram no PSF Padre Victor e a partir de 13h30min foram concretizadas no PSF Vila Marilena e no Parque Multiuso da Casa da Família I.

As ações se estendem até sexta-feira (24) – Veja programação restante abaixo.

Apoiam os eventos a Secretaria Municipal Assistência Social, Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Secretaria Municipal de Saúde, CRAS I, CRAS II, CREAS, Câmara Municipal de Três Pontas, Kapeh Cosméticos, CEDUP – Cursos Profissionalizantes, Lions Club e Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

Também estão sendo realizadas diversas atividades assinadas pelo Grupo de Apoio Combate ao Câncer Amigas Guerreiras. Um Encontro de Cura e Libertação, na Igreja Sagrada Face, abriu a programação, na noite da terça-feira (14). Para o domingo (19) estava previsto um jogo de futebol beneficente que acabou cancelado e na segunda-feira (20) a turma também promoveu o Dia da Beleza (Projeto mais beleza para sua vida) no Cedup.

As comemorações do Outubro Rosa que têm à frente o Grupo de Apoio contam com suporte do Rotary Club Três Pontas, Mulheres Empreendedoras, Sest/Senat, Associação Comercial, Cedup, Unimed e Cocatrel. 

Outubro Rosa – Prefeitura de Três Pontas / Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Quarta-feira (22), Câmara Municipal

  • 14h – Palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama com o Mastologista, Dr. Silvio César
  • Em seguida, Palestra “Motivação para a Vida”, com o Psicólogo Luciano Virgínio de Castro

Quinta-feira (23), Ciama

  • 14h – Atividades recreativas com música

Sexta-feira (24), Praça Cônego Victor

  • 8h – Apresentação da Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro
  • 8h30min – Apresentação do Grupo “Cigarras Cor-de-Rosa”
  • 9h às 16h – Aferição da pressão arterial e glicemia capilar
  • Atendimento da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher (Ônibus Rosa).

 

Outubro Rosa – Grupo de Apoio Combate ao Câncer Amigas Guerreiras

Quarta-feira (22), Auditório da Cocatrel (Rua Bento de Brito, 110 – Centro)

  • 9h: Palestra “Mulher consciente na luta contra o câncer de mama, com as palestrantes Dra. Carolina Lemes Baroncelli (Mastologista) e Maria de Lourdes Rodrigues (Enfermeira do Ciama)
  • Sorteio de brindes e desfile “Mulheres enfrentando o câncer com mais beleza e autoestima”

Sábado (25), Praça Cônego Victor

9h

  • II Cãominhada M3 com benção dos animais
  • Campeonato de supino 
  • Apresentações esportivas Academia M3 

12h às 15h

  • Apresentação da ExtaZ Banda Show
  • Zumba com Juninho e Myl Bueno
  • Brinquedos
  • Pipoca e algodão doce
  • Aferição de pressão e diabetes por profissionais da saúde

15h30min

  • Saída de passeio ciclístico. 

 

Notícia anterior

Seca - SAAE disponibiliza números de telefone para receber denúncias

Próxima notícia

Tem novidade nas comemorações do Outubro Rosa

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.