Oportunidades

Semana de atividades contribui para o fortalecimento do empresariado E resulta, entre outros projetos, na criação de incubadora para dar suporte aos microempreendedores individuais

A 1ª Semana do Empresário Trespontano, realizada de 27 a 31 de outubro, foi muito bem sucedida. A avaliação é do Presidente da Associação Comercial e Agroindustrial (Acai), Michel Renan Simão Castro. A entidade assinou a realização do evento que teve por objetivo promover a troca de ideias e experiências, tirar dúvidas, auxiliar para que os índices de sucesso das empresas sejam crescentes e sensibilizar para que haja ajuda às pessoas que estão iniciando seus negócios.

Para o Presidente da Acai, o número de participantes em cada uma das atividades surpreendeu. Também chamou a atenção de Michel Renan, a quantidade de microempreendedores individuais que procuraram pelas palestras, workshops, oficinas e consultorias.

A presença dos MEIs no evento e no Município – onde eles já chegam a 900 – reforçou a necessidade de apoio ao setor. Assim, a Acai pretende até o final deste ano, criar uma incubadora para aqueles que estiverem devidamente formalizados e desejarem o suporte nas primeiras etapas de vida de seus negócios.

Semana do Empresário 4jpg

Para o Presidente da Acai, Michel Renan, os microempreendedores individuais, que já chegam a 900 no Município, terão uma imperdível oportunidade de sustentação de seus negócios

Selo de qualidade – capacitação para o acesso às linhas de crédito

Quem participar ativamente dos cursos, das palestras e de outras atividades da incubadora receberá da Acai um selo de qualidade que, segundo Michel Renan, funcionará como um comprovante de capacitação. Este selo deverá abrir portas junto a instituições financeiras, já que uma das grandes dificuldades dos MEIs é vencer o burocrático acesso às linhas de crédito.

Para que os microempreendedores possam adquirir de forma mais facilitada o financiamento necessário ao desenvolvimento de suas empresas, a Associação Comercial já assinou convênio com o BDMG.

Campanha de Recuperação de Crédito

Paralelamente à Semana do Empresário, a Acai de Três Pontas lançou a Campanha de Recuperação de Crédito que se estenderá até o final de novembro. A intenção é favorecer a negociação de dívidas contraídas junto ao comércio local. “O movimento tem surtido resultados positivos”, afirma o Presidente.

Uma das preocupações, conforme relata Michel Renan, é conhecer bem de perto os motivos que levam ao aumento ou ao decréscimo dos índices de inadimplência no Município. Para isso, a Associação está buscando junto ao Sebrae MG, ferramentas que possibilitem o acompanhamento, consequentemente, a tomada de possíveis medidas para evitar prejuízos para o comércio e o bloqueio de crédito para os consumidores.

Para finalizar, Michel Renan diz que os apoiadores e patrocinadores receberão em breve a prestação de contas da 1ª Semana do Empresário Trespontano. “Tenho certeza que eles ficarão satisfeitos e vão ser novamente nossos parceiros nas próximas edições”.

Notícia anterior

Beleza e Saúde - Hidratar os cabelos deve ser incluído no roteiro de cuidados no verão

Próxima notícia

FARMÁCIAS DE PLANTÃO EM TRÊS PONTAS

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.