EsporteNotícias

Terra de campeões! Trespontano que é Vice no Pan-americano de Fisiculturismo Clássico, se prepara para novos desafios

Arlene Brito

Este segundo semestre será literalmente pesado para Flávio Vitor Santos. De olho nos campeonatos Mineiro, Brasileiro e até no Arnold Classic – todos na modalidade Fisiculturismo – o trespontano retomará os treinos específicos que ficarão ainda mais acirrados à medida que se aproximarem as batalhas oficiais. No ano que vem, o esportista pretende defender o nome de Três Pontas exibindo puros músculos e sabe que para obter bons resultados tem pela frente uma rotina desgastante de esforço repetitivo. Está disposto a encarar desafio a desafio, começando por agora!

Flávio Vitor tem 27 anos. Em 2014, quando pisou pela primeira vez no mundo das competições da modalidade, ficou entre os Top 6  em prova disputada na capital de Minas. No final de 2016 subiu de novo ao pódio. Também em Belo Horizonte, inscrito na FMBB NABBA  (Federação Mineira de Body Building/National Amateur Bodybuilding Association), ele se tornou o Vice-Campeão Pan-americano de Fisiculturismo Clássico. “Os participantes foram eliminados e eu fiquei. De repente éramos apenas dois aguardando o resultado final. Já me senti honrado e quando fui anunciado como 2º lugar meu coração disparou porque estava ali na minha frente o fruto de muito trabalho. Foi uma grande experiência”, recorda com entusiasmo. Para 2018, o trespontano quer emoções ainda mais fortes e que venham acompanhadas de títulos, é claro!

Experiência de vida

Quando criança, Flávio gostava mesmo era de futebol e chegou a disputar alguns campeonatos. Aos 18 anos se matriculou em academia e partiu para a musculação. A meta era delinear o físico. O que ele não sabia é que a vaidade o afastaria de influências que já afetavam negativamente seu cotidiano. Três anos depois, o aluno decidiu assumir de vez o estilo fitness e, além de treinos ainda mais orientados, adotou dietas e outros cuidados que lhe trouxeram mais do que beleza, proporcionando força, qualidade de vida e também oportunidades, uma delas aberta pelo empreendedor Raonylson Ramos Rodrigues – a quem agradece de todo coração.

Sócio na Academia Matrix Hardcore Training, Flávio sabe que ser atleta não é nada fácil e que custa caro. Alimentação balanceada, suplementos estão entre as despesas. Ele calcula que um ano de preparação demanda investimento em torno de R$ 14 mil, sem contar os gastos com filiação, transporte, hospedagem quando chega um campeonato. Família, amigos estão sempre ajudando, assim como estendem as mãos Bruno, da BeD Nutrição Esportiva – de Três Pontas, o popular “Negro Drama” – colega de todas as horas, o atleta Luiz Felipe Lopes e o fisioterapeuta esportivo Ítalo Henrique Oliveira – ambos de Varginha.

Flávio já se tornou exemplo, principalmente para jovens a quem sempre orienta – primeiro – para o trabalho, contando que começou na “lida” bem cedo – por volta dos 14 anos. O atleta demonstra se sentir dignificado por ter atuado em colheita de café, capina, coleta de lata e papelão, por ter composto quadro de colaboradores em empresas. O sustento tira, desde menino, do próprio suor. O rápido contato “com o que não presta” também inspira nas orientações, sendo uma delas: “evite certos lugares e entre de cabeça no esporte”.

Vice-Campeão Pan-americano 2016 de Fisiculturismo Clássico, o trespontano já se tornou exemplo também de determinação. “Sei que alcançar reconhecimento é muito difícil, mas não sou de desistir. Sei que vou conseguir outros títulos e incentivo o pessoal daqui a se inscrever em competições. Competindo a gente aprende muita coisa boa”.

Flávio Vitor revela o desejo de conseguir patrocinadores e, então, demonstra generosidade ao afirmar que empresas e poder público deveriam apoiar – não somente ele – mas tantos outros esportistas de Três Pontas que elevam o nome do município em diversos segmentos, exemplificando com jiu-jitsu e bicicross. “Todos merecem ser valorizados”, compartilha.

Quem desejar conhecer um pouco mais a história do Vice-Campeão Pan-americano 2016 de Fisiculturismo Clássico pode se encontrar com Flávio Vitor na Academia (Avenida Juscelino Kubitschek, 666 – das 7 às 15 horas e de 17 às 22 horas) ou entrar em contato pelo telefone (35) 9 9821 – 4986. No Facebook é Flávio Vitor e o e-mail: flaviomatrixsantos@gmail.com

(Fotos: cedidas por Flávio Vitor e de Sintonizeaqui)

Notícia anterior

9º Batalhão de Bombeiros Militar de Varginha alerta sobre Hand Spinner

Próxima notícia

Seu Direito: Contribuição Sindical

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.