Qualidade de Vida / Saúde

Vem aí o “Outubro Rosa” Grupo Amigas Guerreiras define programação para os dias de intensificação das ações de combate ao câncer de mama

Outubro Rosa LogoO Grupo de Apoio Combate ao Câncer, Amigas Guerreiras, já definiu a programação do “Outubro Rosa” 2014. Em Três Pontas, as comemorações vão se estender de 14 a 25 do próximo mês. Outubro é dedicado mundialmente às ações de combate ao câncer de mama. Através do movimento a população, empresas e entidades são estimuladas a se unir na propagação da conscientização sobre a doença, sobre as medidas preventivas e sobre a importância da detecção precoce.

Momentos de oração, jogo de futebol beneficente, dia da beleza, palestra estão entre as atividades. O encerramento vai acontecer na Praça Cônego Victor com ações de saúde, dança e, entre outros atrativos, apresentação da ExtaZ Banda Show. (Confira programação completa abaixo).

Para concretizar o “Outubro Rosa”, as Amigas Guerreiras contam com apoio do Rotary Club Três Pontas, Mulheres Empreendedoras, SEST/SENAT, Associação Comercial, Cedup, Unimed, Cocatrel e Prefeitura Municipal.

Câncer de Mama responde a 25% dos casos novos a cada ano, segundo o INCA

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano. Para 2014, a estimativa era de 57.120 surgimentos. Também no Brasil, afirma o Instituto, as taxas de mortalidade continuam elevadas e contribui para isso o fato de a doença ainda ser diagnosticada em estágios avançados – mesmo havendo campanhas contínuas de conscientização de que se diagnosticada e tratada oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

Antes dos 35 anos, o câncer de mama é relativamente raro. Acima desta faixa etária sua incidência cresce. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. 

Autoexame das mamas

O INCA não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.

Evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para a detecção precoce e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Além disso, traz consequências negativas, como aumento do número de biópsias de lesões benignas, falsa sensação de segurança nos exames falsamente negativos e impacto psicológico negativo nos exames falsamente positivos.

Portanto, o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado  para essa atividade.

Prevenção

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.

Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.

A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia. (Fonte: INCA)

RosaOUTUBRO ROSA – TRÊS PONTAS

 Terça-feira (14)

  • 20h – Igreja Sagrada Face: Encontro de cura e libertação 

Domingo (19)

  • 10 h – Campo do TAC: Jogo beneficente das estrelas na luta contra o câncer de mama
  • Presenças: Elzo Coelho – capitão da Seleção Brasileira, 1986 e Atlético Mineiro / Rondinelli / Andrade e Renato Carioca – Flamengo / Bahia – Sport / Dácio – Cruzeiro / Souza – Bragantino / Paulista – América MG
  • Ingressos: R$ 10 – crianças menores de 10 anos não pagam (parte da verba será revertida ao Vida Viva)

Segunda-feira (20)

  • 13h às 17h – Cedup: Dia da beleza (Projeto mais beleza para sua vida)

Quarta-feira (22)

  • 9h – Auditório da Cocatrel: Palestra “Mulher consciente na luta contra o câncer de mama
  • Sorteio de brindes e desfile “Mulheres enfrentando o câncer com mais beleza e autoestima”

Sábado (25)

9h – Praça Cônego Victor:

  • II Cãominhada M3 com benção dos animais
  • Campeonato de supino 
  • Apresentações esportivas Academia M3 

12h às 15h: Praça Cônego Victor:

  • Apresentação da ExtaZ Banda Show
  • Zumba com Juninho e Myl Bueno
  • Brinquedos
  • Pipoca e algodão doce
  • Aferição de pressão e diabetes por profissionais da saúde

15h30min: Praça Cônego Victor

  • Saída do passeio ciclístico 
Notícia anterior

Amanhã tem Mutirão “Direito de Ter Pai”

Próxima notícia

Mães aproveitam oportunidade e buscam o Direito de Ter Pai para seus filhos

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.