10º Encontro do Parlamento Jovem é marcado pela história da Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro

Juventude e Direitos Culturais é o tema central do PJ de Minas em 2025

No 10º encontro da Escola do Legislativo “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”, ocorrido na noite de quarta-feira (28), os alunos do Parlamento Jovem de Três Pontas foram abastecidos de conhecimento sobre a história da Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro. A presidente da Corporação, Alice Silva Duarte, e o maestro e professor, Wander Scalioni, popular Wandinho, engrandeceram o encontro com uma valiosa memória da banda que propaga a cultura.

10º Encontro do Parlamento Jovem é marcado pela história da Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro
A presidente da Corporação, Alice Silva Duarte, e o maestro e professor, Wander Scalioni, popular Wandinho, engrandeceram o encontro com uma valiosa memória da banda que propaga cultura

A Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro

A banda centenária foi tema central da reunião do PJ. Embora não exista uma precisão sobre sua data de origem, o ano de 1885 remete ao período inicial de uma grande trajetória. Atualmente com 27 integrantes ativos, já não tem o mesmo nome do passado, “Sete de Setembro”, mas sim “Luiz Antônio Ribeiro”.

Wander Scalioni, entrou na banda com 11 anos de idade, tocando em procissão com instrumento de clarineta, mais tarde se voltou para o saxofone. Já Alice, possui 18 anos de banda e iniciou aos 11. De acordo com a presidente, a música e a cultura são ferramentas que ajudam a lidar com o imediatismo da vida. “É uma forma de interagir com a sociedade, a música acaba interferindo em várias fases da nossa vida. Sempre me ajudou a sair de uma realidade estressante. A cultura é sempre um bom caminho para essas alternativas”.

Wandinho aproveitou o ensejo por estar no Plenário Presidente Tancredo Neves, para destacar a importância política de personagens icônicos de Três Pontas e passagens da banda. O maestro falou sobre o trespontano Aureliano Chaves, ex-governador de Minas Gerais e que ocupou o posto de vice-presidente do Brasil. O músico exaltou o fato de Aureliano ter apoiado a democracia no período de transição entre a Ditadura Militar e a redemocratização.

Inclusive, recordou que em 23 de setembro de 1975, o então governador Aureliano Chaves visitou Três Pontas e a banda lá estava, fazendo parte daquele momento.

A banda marcial (militar) de tantas histórias, teve seus membros questionados pelos alunos, mais precisamente sobre o momento mais grandioso. Alice e Wandinho foram convictos, recentemente a Beatificação de Padre Victor e no passado nas homenagens de falecimento do mesmo em 1905.

10º Encontro do Parlamento Jovem é marcado pela história da Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro
O maestro Wander Scalioni contou sobre importantes momentos vivenciados pela Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro

Confira abaixo outros tópicos abordados na 10ª Oficina do PJ:

Juventude na Corporação – os jovens participam ativamente:

  • Tocando instrumentos;
  • Aprendendo repertório tradicional;
  • Representando o município em eventos regionais.

Juventude e Cultura como Direito

  • Cultura é direito constitucional;
  • A banda como reconhecimento se tornou Utilidade pública (2013) e Patrimônio Imaterial do Município (2020).

Hoje em dia, a banda recebe uma subvenção da Prefeitura, fonte de um convênio com o Poder Executivo. O valor auxilia na manutenção de instrumentos, ajuda de custo aos integrantes e outras questões.

Um dos objetivos da Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro é democratizar o acesso à cultura musical, tanto que a banda se apresenta em bairros, distritos, regiões rurais etc.

Uma história marcada por diversos enredos, seja fé, música, política, pandemia, natal, foi reconhecida e apreciada pelos jovens do Parlamento, que certamente ao conhecer a banda, conheceram um pedaço da história e cultura do município de Três Pontas.

Integrantes do PJ 2025, de Três Pontas, conheceram a história da Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro. Na foto, a banda municipal abrilhantando evento cívico na Praça Cônego Victor (Crédito: arquivo SintonizeAqui)

Sintonize mais: Verba para fanfarras escolares é aprovada pela Câmara