Exagerou no Natal? Saiba que não está tudo perdido, mas equilíbrio neste Réveillon

Nutricionista Daniella Brito explica como aproveitar a virada de ano sem comprometer a alimentação saudável

O Réveillon já está chegando e ainda tem muita gente lidando com a culpa de ter fugido da rotina alimentar durante a comemoração do Natal. Para muitos, o receio de ter engordado persiste provocando sentimento de culpa e até de fracasso – especialmente naqueles que passaram o ano focado no emagrecimento.

De acordo com a nutricionista Daniella Brito, quem experimentou as delícias comuns desta época do ano não precisa se desesperar porque engordar não é um processo imediato. Ela explica que existem vários mecanismos envolvidos no ganho de peso. “O seu corpo passa por uma transformação. Se você faz uma reeducação alimentar já tem hábitos saudáveis, então, você se permitir comer um alimento que você gosta na confraternização não vai te fazer perder todos os resultados que você conquistou ao longo do tempo”, tranquiliza.

O mesmo incentivo, Daniella Brito traz para quem exagerou nas comidas e bebidas. Para a profissional, cometer “jacada” pode, sim, levar ao acúmulo de gordura, ao ganho de peso. No entanto, o fundamental segundo a nutricionista, é retomar a rotina alimentar o mais rápido possível.

Exagerou no Natal? Saiba que não está tudo perdido, mas equilíbrio neste Réveillon
Nutricionista Daniella Brito incentiva quem “jacou” no Natal a retomar rotina alimentar e de exercícios, sem se culpar pelo ocorrido (Crédito: reprodução)

“O primeiro passo é trabalhar a mente porque ela vai tentar de todas as formas te sabotar, ‘dizendo’ que você já perdeu tudo o que fez porque você não seguiu o que foi proposto e isso é mentira. Você pode sim ter saído da sua rotina alimentar, afinal, quem não vai curtir o Natal, o Réveillon com seus amigos, seus familiares? Este convívio, participação e interação são muito importantes, o que não pode é estender o comportamento de comer e beber o tempo todo”.

Daniella observa que neste período festivo muitas pessoas deixam de se alimentar de frutas, verduras, legumes, sementes – tais como de linhaça, chia, abóbora, de aveia – e que esse hábito também contribui para o desvio do foco. Pior ainda quando param de se hidratar devidamente, de tomar seus dois, três litros de água por dia. “O nosso corpo é muito sábio. Tudo que você coloca pra ele, ele vai querer. Se você sai da sua rotina e começa a comer muito doce, muito pão, muitos alimentos calóricos o seu corpo vai querer comidas gordurosas, com açúcar. Você vai ter dificuldade, mas assim que começar a voltar, ele entra de novo na rotina saudável. Ele não esquece o que você fez antes do desvio. O nosso corpo tem memória”.

Ressalta também que comer e consumir refrigerantes, bebidas alcoólicas exageradamente pode causar uma série de prejuízos à saúde, ultrapassando a preocupação com a “aparência magra”. Aumento dos níveis de colesterol no sangue, elevação dos níveis de triglicérides, gordura no fígado e desenvolvimento do Diabetes estão entre as possíveis consequências – conforme enumera a nutricionista trespontana.

Equilíbrio

“Até o que é saudável em excesso não faz bem para o nosso corpo. Eu gosto muito do equilíbrio, tudo aquilo que não é exagero, mas que também não te falta”. Assim, Daniella Brito orienta:

  • pessoas que fazem dietas restritivas: cuidado! porque neste final de ano, em que “tudo é muito permitido”, podem cometer sérios exageros induzidas pelo pensamento de “comer tudo que está à mesa e no ano que vem começar a dieta”.  Se você tem este perfil e vive no exagero, em 2023 pense nos seus comportamentos e no que eles podem estar produzindo na sua saúde. Pense em trocar os excessos, incluindo aqui as inúmeras restrições, pela reeducação;
  • pessoas que fazem reeducação alimentar: estejam atentas ao seu equilíbrio, o de escolher os alimentos saudáveis mesmo durante as confraternizações. E escolha uma outra comida que você gosta. Não somente alimentos saudáveis, nem somente alimentos calóricos.

E, finalizando, para cada um: “cante, dance, brinque, divirta-se. Aproveite a companhia dos seus amigos e familiares. Não fique focado somente em comer, e quando for comer e beber: lembre-se, com moderação, com escolhas certas. Volte ou intensifique seus exercícios físicos, tome água e boas festas”, registra Daniella Brito.

Sintonize mais: veja a entrevista no canal do Sintonize Aqui no YouTube, com roteiro e apresentação da jornalista Arlene Brito e edição e imagem da jornalista Jéssica Mesquita Silva.

Exagerou no Natal? Saiba que não está tudo perdido, mas equilíbrio neste Réveillon
A nutricionista Daniella Brito com a jornalista Arlene Brito durante entrevista para o canal do Sintonize Aqui no YouTube (Crédito: reprodução)