Selo em homenagem aos Bombeiros é o mais bonito do Brasil de 2022

O selo concorreu com os demais 20 lançamentos da programação filatélica promovida pelos Correios ano passado

Após a apuração dos mais de 8 mil votos recebidos, a Associação dos Filatelistas Brasileiros (FILABRAS) anunciou, nesta quarta-feira (1º), a emissão postal Especial Profissão: Bombeiros, como o selo mais bonito do Brasil de 2022. A peça recebeu 11% dos votos e concorreu com os demais 20 lançamentos da programação filatélica promovida pelos Correios ano passado.   

peça em homenagem aos Bombeiros é a segunda emissão da série que será lançada pelos Correios até 2025 em reconhecimento a cinco profissões brasileiras. Em 2021, os Garis foram homenageados. Desta vez, o selo destaca a grande importância desse profissional, responsável pelo socorro e salvamento das mais diversas situações de emergências. O selo também traz a representação de bombeiros e algumas ferramentas de trabalho.   

Selo em homenagem aos Bombeiros é o mais bonito do Brasil de 2022

A segunda emissão mais votada foi o lançamento “Pôr do Sol”. A peça é composta por 15 registros fotográficos que ilustram a riqueza e a diversidade de paisagens e cidades das 5 regiões brasileiras. As fotos foram enviadas por empregados dos Correios.    

O último lançamento de 2022, a Emissão Postal Especial Série América – Arte – Forró, ficou em terceiro lugar na eleição. O bloco emitido marca o nascimento do cantor e compositor Luiz Lua Gonzaga, responsável por disseminar o gênero musical que, desde 2021, tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O lançamento fez parte das comemorações dos 110 anos do Rei do Baião.   

No site da FILABRAS é possível obter o resultado completo do concurso. Na loja virtual, saiba como adquirir esses e outros selos para colecionar e presentear.    

Paixão pelos selos – Neste domingo (5), será comemorado o Dia do Filatelista Brasileiro. O filatelista é o estudioso da arte de colecionar selos. Muitos se especializam em uma ou mais temáticas e seus acervos disseminam a prática a outras gerações e colaboram para a divulgação da filatelia. Para os Correios, homenageá-los é ressaltar o seu valor como perpetuadores da memória postal e preservadores da cultura.   

A data faz alusão ao dia 5 de março de 1829, quando o Imperador D. Pedro I, por meio de decreto, criou e organizou os Correios no Brasil, que antes, utilizavam as normas da coroa portuguesa. A data representa um marco importante pois permitiu ao país conduzir suas próprias diretrizes filatélicas. O Brasil foi o segundo país no mundo a emitir selos postais, os Olhos de Boi, lançados em 1º de agosto de 1843. A Inglaterra foi o primeiro país a fazer esse tipo de emissão, ao criar, em 1840, o selo postal Penny Black, idealizado por Sir. Rowland Hill.   

Os Correios, responsáveis pela evolução, propagação e respeitabilidade da filatelia do Brasil mundo afora, agradecem e parabenizam os filatelistas pelo amor ao selo, o gosto pelo colecionismo e ao olhar curioso sobre essas pequenas estampas que ilustram a Arte, História, Cultura, Ciência, Personalidades, instituições e toda e qualquer manifestação social e humana. 

Mais informações podem ser acessadas no Blog da Filatelia.  

(Ascom Correios Superintendência MG)