Agricultura familiar será tema de reunião em Campo do Meio

Em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, o deputado Luizinho se reunirá com pequenos produtores rurais

Nesta sexta-feira, 19, o deputado estadual Luiz Antônio da Silva (PT), o Luizinho, se reunirá com os pequenos produtores rurais em Campo do Meio para debater sobre a compra de alimentos direto da agricultura familiar. O encontro acontecerá no Salão Paroquial Nossa Senhora Aparecida, às 9 horas, e contará com a presença do Coordenador Geral do Escritório do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) em Minas Gerais, Antônio Veríssimo, o PC.

Segundo Luizinho, o objetivo da reunião será informar os pequenos produtores rurais sobre os avanços do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. “Iremos orientar o pequeno produtor, explicar os avanços do PAA e promover o incentivo para que as prefeituras comprem direto desses produtores”, afirmou o deputado.

Agricultura familiar será tema de reunião em Campo do Meio
“Iremos orientar o pequeno produtor, explicar os avanços do PAA e promover o incentivo para que as prefeituras comprem direto desses produtores” (Deputado Luizinho)

Outro ponto levantado pelo parlamentar é a importância do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na produção de alimentos, em especial a ocupação em Campo do Meio, que conta 450 famílias. “90% dos alimentos produzidos no Brasil vem dos pequenos produtores, enquanto os grandes produtores produzem commodities para exportação. São os pequenos produtores que produzem o hortifrúti, o arroz, o feijão… Então, precisamos abrir esse debate sobre a importância de apoiar o pequeno produtor”, disse Luizinho.

Para o coordenador do MDA, iniciativas como essas são muito importantes para enfrentar o problema da fome, além de trazer força ao povo do campo. “A política pública não se constrói sozinha. É necessária uma grande parceria com a população, com os e as produtoras, com o poder público municipal, com as lideranças políticas e as empresas públicas. Mostrar ao agricultor familiar como acessar o PAA é com toda certeza abrir uma importante porta para restabelecer a economia e o desenvolvimento descentralizado”, declarou.

PC afirmou que a reunião será “um passo muito importante na execução do PAA”. De acordo com o coordenador, o maior objetivo de encontros como este é alcançar o bem-estar da população. “O Ministério do Desenvolvimento Agrário é fundamental para o Brasil e o apoio de toda sociedade a esta importante pasta, através de eventos como este, é prova que o povo reconhece isso. Parabenizo o deputado Luizinho, a prefeitura de Campo do Meio e os movimentos que organizaram este seminário. Viva a agricultura familiar e seus aliados”, pontuou PC.

Agricultura familiar será tema de reunião em Campo do Meio
Reunião sobre a compra de alimentos direto da agricultura familiar (Divulgação)

Sintonize mais: Valor da cesta básica volta a subir em Três Pontas