Mostra de Cinema de Fama celebra a diversidade e riqueza do cinema nacional e regional

Na vasta programação estão oficinas e exibição de 43 filmes ao ar livre

A 6ª Mostra de Cinema de Fama, evento que marca o calendário cultural nacional, acontece de 1 a 3 de dezembro, na cidade de Fama (MG), e promete atrair amantes do cinema de todo o país. Este ano, a Mostra celebra a diversidade e a riqueza do cinema brasileiro e regional com a exibição de 43 filmes ao ar livre. A programação inclui dois filmes convidados para a sessão de abertura: “Esta Noite Seremos Felizes”, de Diego dos Anjos, e “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro”, de Guilherme Fiuza Zenha.

A Mostra também inclui as suas tradicionais categorias competitivas: Mostra Fama, Mostra Mineira e Mostra Animação Nacional e Internacional, proporcionando uma vitrine para a diversidade e o talento das produções fílmicas brasileiras. Além disso, o evento oferece oficinas criativas, sarau, show musical e homenagens a figuras importantes do cinema nacional, como os atores Bete Mendes e Othon Bastos e a cineasta alfenense Marithê Azevedo.

Mostra de Cinema de Fama celebra a diversidade e riqueza do cinema nacional e regional
(Crédito: Alexandra Vilaça)

Destaques da programação

1º de dezembro, sexta-feira: O primeiro dia do festival inclui a Exposição DiCássia, com poemas da homenageada, e a Cerimônia Calçada da Fama no Coreto da Praça da Matriz. A noite de abertura será animada com a apresentação da Orquestra Popular da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e seguida pelos filmes convidados “Esta Noite Seremos Felizes” e “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro”.

2 de dezembro, sábado: O segundo dia traz a Oficina de Poesia de Guardanapo com Lee Kauê, no Casarão Paradiso, e a Oficina de Realização de Filmes, na Casa do Artesão. À noite, a Mostra Fama apresenta uma seleção de curtas-metragens nacionais, seguida por um sarau em homenagem à professora e poeta Sílvia de Cássia e um show com Valentina Mangiapelo.

3 de dezembro, domingo: O último dia do evento começa com a continuação da Oficina de Realização de Filmes. À noite, a Mostra Mineira toma o palco, seguida pela Mostra Animação Nacional. A cerimônia de encerramento e premiação fecha a noite.

Experiência cinematográfica a céu aberto

Os curtas-metragens terão exibição ao ar livre, em uma tela especialmente montada na Praça da Matriz, às margens do Lago de Furnas. Uma experiência cinematográfica singular que permite aos espectadores apreciarem as belezas naturais da região enquanto se deleitam com produções nacionais e internacionais.

Atividades interativas e educativas

A Mostra de Cinema de Fama oferece atividades enriquecedoras além das exibições, incluindo a Oficina de Realização de Filmes, ministrada pelos produtores Daniel Jaber e Luciana Damasceno. A oficina, gratuita, proporcionará aos participantes um conhecimento prático sobre o processo de criação cinematográfica, cobrindo desenvolvimento de ideias, roteirização, pré-produção, filmagem, montagem e finalização. As inscrições estão abertas de 23 a 30 de novembro, com a oficina sendo realizada nos dias 2 e 3 de dezembro, de 9h às 12h e de 13h30 às 17h30, na Casa do Artesão em Fama, MG. Para inscrever-se, os interessados devem visitar o site www.mostrafama.com.br

Além disso, a Oficina de Poesia de Guardanapo será ministrada pela artista Lee Kauê, oferecendo um mergulho introspectivo e criativo no mundo da poesia. A oficina ocorrerá no dia 2 de dezembro, das 9h30 às 12h, no Casarão Paradiso. As inscrições para esta oficina também são gratuitas e podem ser feitas no site da Mostra. Ambas as oficinas têm vagas limitadas.

Veja AQUI a programação completa da Mostra.

Homenagens especiais

A 6ª Edição da Mostra de Cinema de Fama abre com homenagem especial a Othon Bastos, Bete Mendes e Marithê Azevedo, três grandes figuras do cinema brasileiro. Na sessão de abertura, no dia 1º de dezembro, às 20h, será exibido o filme “Esta Noite Seremos Felizes”, estrelado por Othon Bastos e Bete Mendes, com direção de Diego dos Anjos.

Conheça a trajetória desses três ícones da cinematografia brasileira homenageados nesta edição

Othon Bastos: Com uma carreira que se estende por mais de 70 anos, Othon Bastos é um dos maiores atores do cinema brasileiro. Nascido em Tucano, Bahia, ele atuou em cerca de 80 filmes, incluindo clássicos como “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Os Deuses e os Mortos”. Em 2023, Othon celebra 90 anos, consolidando sua posição como uma lenda do cinema nacional.

Bete Mendes: Uma atriz com mais de 50 anos de carreira, Bete Mendes fez história tanto no cinema quanto na televisão. Nascida em Santos, São Paulo, ela teve atuações memoráveis em filmes como “Eles Não Usam Black-Tie” e “Aparecida — O Milagre”. Bete também é conhecida por seu engajamento político, tendo sido uma voz ativa na luta contra a ditadura militar no Brasil.

Marithê Azevedo: Cineasta e acadêmica, Marithê Azevedo tem contribuído para o cinema brasileiro com obras premiadas. Nascida em Alfenas, Minas Gerais, ela é doutora em Artes Cênicas pela USP com uma filmografia notável que inclui “Entraves” e “As Cores Que Habitamos”. Atualmente, ela está concluindo a série “Mulheres”.

SERVIÇO

6ª Mostra de Cinema de Fama
1 a 3 de dezembro
Praça da Matriz, Casarão Paradiso e Casa do Artesão
Fama, Minas Gerais
Entrada Gratuita


Sintonize mais: Cartinhas para o Papai Noel já estão disponíveis para adoção na agência dos Correios de Três Pontas