Assembleia do ConCafé reúne prefeitos e autoridades do setor cafeeiro em TP

Fortalecimento do Café do Sul e Sudoeste de Minas foi tema central do encontro

Três Pontas sediou importante evento nesta semana. Na Fazenda Caxambu, foi realizada a Assembleia do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café do Sul e Sudoeste de Minas (ConCafé). O evento reuniu prefeitos e autoridades ligadas ao setor cafeeiro, que foram recepcionados pelo prefeito municipal de Três Pontas e presidente do ConCafé, Marcelo Chaves Garcia.

“Nossa intenção é ter o Consórcio organizado, ativo e unido para fortalecer as necessidades dos municípios participantes e pleitearmos melhorias para o setor”, afirmou Marcelo Chaves.

Dentre os convidados, a recém-eleita diretora executiva da Organização Internacional do Café (OIC), Vanúsia Nogueira, falou sobre a importância de se desenvolver a origem dos Cafés do Sul de Minas, um grande passo para o marketing e reconhecimento internacional dos cafés da região.

Carmem Lúcia Chaves (Ucha) contou sua história de sucesso à frente da Fazenda Caxambu, inspirando as autoridades presentes com seu discurso focado no reconhecimento e na valorização de sua equipe, além dos processos diferenciados que aplicam na fazenda e agregam valor aos seus cafés. No final, Ucha presenteou os convidados com um brinde de um café descansado em barris de madeira, que resulta em uma bebida com notas sensoriais muito próximas do vinho.

Assembleia do ConCafé reúne prefeitos e autoridades do setor cafeeiro em TP
O prefeito Marcelo Chaves, a cafeicultora Ucha, deputado federal Emidinho Madeira, o presidente da Cocatrel Marco Valério Araújo Brito e a diretora executiva da OIC, Vanúsia Nogueira, brindando café descansado em barris de madeira

Logo após a Assembleia, realizada no domingo (21), os participantes se deslocaram para um almoço bem mineiro na Fazenda Pedra Branca, onde puderam trocar ideias, contatos e traçarem planos em prol dos produtores e da cafeicultura da região.

O ConCafé

O Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas Gerais, o ConCafé, foi criado em 30 de abril de 2015 como pessoa jurídica formada exclusivamente por entes da Federação para estabelecer relações de cooperação federativa, inclusive a realização de objetivos de interesse comum. Atualmente mais de 60 municípios da região já assinaram o protocolo de intenções e mais de 35 municípios já fazem parte integralmente do ConCafé.

A missão central do ConCafé é planejar, fomentar e implementar, de forma cooperada e coordenada, ações e políticas públicas para o desenvolvimento do café nas regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais.

Durante suas assembleias, o ConCafé definiu eixos estratégicos fundamentais para sua atuação:

01) o marketing dos cafés, das pessoas e da região Sul e Sudoeste de Minas Gerais;

02) a difusão de informações para promover o fluxo de dados de qualidade para os cafeicultores sobre o mercado nacional e internacional;

03) promover a interlocução setorial para consolidar o desenvolvimento da região; e

04) realizar a captação de recursos, estaduais, federais, de pesquisa e mesmo internacionais para alcançar seus objetivos.

No médio e longo prazo, o ConCafé pretende se tornar importante fonte de apoio aos cafeicultores e às diversas entidades e instituições do Sul e Sudoeste de Minas Gerais na promoção dos cafés e das riquezas naturais e culturais.

O café dos mineiros

A cafeicultura brasileira continua contribuindo consideravelmente para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Especialmente no estado de Minas Gerais, o café, além de ocupar o segundo lugar na pauta de exportações, possui uma enorme importância para a agricultura familiar e para a geração de emprego e renda para inúmeros municípios.

As regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais, em conjunto, compreendem a maior região produtora de café do mundo. A cultura do café está enraizada em sua história, na vida dos cafeicultores e no dia a dia das cidades mineiras. O café é fonte de renda, emprego e riqueza para estas regiões. Por esta razão, torna-se fundamental a união dos municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais em torno da cultura do café. Porém, as dificuldades técnicas para viabilizar esta união sempre foram o grande empecilho para que esta ideia se concretizasse. Não mais, pois uma nova iniciativa pública pretende eliminar estas barreiras.

(Fontes: ConCafé / Ascom PMTP)