NotíciasOutrosQualidade de Vida / Saúde

Água será tema de “Reality” apresentado por varginhense na Bolívia

Inspirado em estudos de cientistas de diferentes países, o Reality Nascentes da Crise, na segunda fase da quarta etapa, abordará experiências vivenciadas na região boliviana em que ocorre a transição entre a Amazônia e a Cordilheira dos Andes

Entre os dias 11 e 29 de janeiro, uma região pouco conhecida da Bolívia será o cenário de uma experiência inédita. Com o intuito de informar, desmistificar e de ilustrar por meio fotos, videos e pequenas reportagens que se transformarão em um videodocumentário, o autor de “Reality” e de guias de viagens Diego Gazola desvendará o território. Ele irá interagir, ao vivo por meio das mídias sociais, as suas vivências nesta expedição que terá início em Santa Cruz de la Sierra.

O “Reality” será compartilhado no link www.NascentesdaCrise.com.br e pela hashtag  #nascentesdacrise que redirecionam o público para os links das transmissões. O projeto é uma pesquisa baseada em dados científicos, porém busca também na espiritualidade o respaldo para questões ainda não esclarecidas.

“Acredito na linha de pesquisa de alguns cientistas que abordam a influência da Amazônia na regulação do clima de grande parte da América do Sul. Também compactuo com a linha de pensamento que associa um gradativo e acelerado processo de desertificação em partes da região sudeste do Brasil em função do desmatamento e do avanço da fronteira agropecuária sobre a Grande Floresta. Em campo, busco dados e referências que permitam, eventualmente, narrar histórias que se associem com essa teoria”, revela Gazola.

As principais fontes de pesquisas que balizam a condução do projeto são as dos cientistas Antonio Donato Nobre (INPE) do Brasil, do chileno Pablo A. García Chevesiche (Universidad de Chile), de Jhan Carlo Espinoza (IGP) e Waldemar Espinoza Soriano (historiador sobre os Incas), ambos do Peru.

Durante a primeira etapa, em 2015, o Reality explorou a região entre o Acre e o Peru onde a umidade amazônica “faz a curva” ao se chocar na Cordilheira dos Andes, seguindo rumo ao Centro-Sul da América do Sul, principalmente no verão hemisférico. O videodocumentário está disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=l3dSeqklEZY .

Já a segunda etapa, produzida em 2016 abordou a região entre o Uruguai e a Argentina, na foz do rio da Prata, onde está a segunda maior foz de água doce da América do Sul, a qual recebe a quase totalidade das  águas drenadas do centro-sul da América do Sul.

Na terceira etapa, em março de 2017, o deserto mais seco do Planeta foi estudado e já na primeira fase da quarta etapa, a porção mais setentrional da Amazônia foi explorada, onde na mesma latitude estão Brasília e Goiânia.

Para essa segunda fase da quarta etapa, o ponto de partida também será Santa Cruz de la Sierra, adentrando à Amazônia rumo a Trindad, San Ignácio de Moxos, Rurrenabaque e Coroico, subindo até os Andes. Já em La Paz, o sentido será o Lago Titicaca, onde teria emergido a civilização Inca.

A série Nascentes da Crise é uma realização da Muda de Ideia. Mais informações em www.NascentesdaCrise.com.br 
 
Sobre o viajante e produtor

Durante os últimos 13 anos, Diego Gazola viajou para todos os estados brasileiros realizando pesquisas de conteúdo para guias de viagem da editora Empresa das Artes e para a Muda de Ideia.

Em 2014 foi apresentador do reality Expedición RCN Brasil 2014 para a rede de TV colombiana RCN Televisión. Durante essa expedição, que seguiu de Bogotá até o Rio de Janeiro, teve a oportunidade de compartilhar diversas curiosidades deste roteiro de quase dez mil quilômetros rumo à Copa do Mundo. 

Desde 2015 desenvolve o “Reality VamosparaParintins.com.br compartilhando experiências durante viagens com grupos à Ilha Tupinambarana em meio ao rio Amazonas durante o Festival de Parintins. 

Participou das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas: na Dinamarca (COP15), no México (COP16), África do Sul (COP17) e França (COP21).

(Página inicial: Santa Cruz de La Sierra/Ilustrativa Net)

Notícia anterior

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Próxima notícia

Deputado Dalmo Ribeiro visita Três Pontas para entrega da Lei que institui Comenda Padre Victor

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.