Outros

Beatificação de Padre Victor é autorizada pelo Papa Cerimônia deve acontecer em 21 de Novembro, um dia depois da comemoração Nacional da Consciência Negra

Padre Victor 6

Cerimônia de Beatificação está prevista para 21 de novembro de 2015, em Três Pontas – Cidade paroquiada por Padre Victor por 53 anos

Oficialmente, a notícia chegou a Três Pontas por volta das 11 horas deste sábado (6) quando o casamento de Márcio e Ludmila estava em andamento na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, em Três Pontas. Mas, tão logo a cerimônia terminou, ainda com os convidados na Igreja, os sinos badalaram forte e insistentemente e o Hino de Padre Victor voltou a ser tocado para que toda a Cidade ouvisse.

Eram os sinais. E, mais uma vez, o povo correu em busca da confirmação de algo esperado há tempos. Sim, disse o Pároco da Paróquia D’Ajuda, Ednaldo Barbosa, o Papa Francisco autorizou ontem (5) a Beatificação de Francisco de Paula Victor, o Padre Victor, considerado o Anjo Tutelar dos trespontanos.

A agilidade Papal surpreendeu. A expectativa era que essa assinatura acontecesse mais ao final de junho quando a Igreja comemora São Pedro e São Paulo, tempo em que geralmente o Papa assina vários decretos, inclusive, de beatificações.

Padre Paolo Lombardo foi quem ligou, de Roma, para anunciar a boa nova.

“O Papa Francisco vai nomear um Cardeal para representá-lo aqui na cerimônia de Beatificação. Se esse Delegado Papal não colocar objeção, a Beatificação de Padre Victor está prevista para 21 de novembro. Tudo indica que a solenidade deverá acontecer no aeródromo de Três Pontas”, anuncia Padre Ednaldo.

Os preparativos

Devotos rogam graças por intercessão de Padre Victor

Devotos rogam graças por intercessão de Padre Victor (Foto Arquivo: Hecio Rafael)

Em 10 de março, prevendo que a Diocese da Campanha seria agraciada com a Beatificação de Padre Victor, o Bispo, Dom Diamantino Prata de Carvalho, nomeou uma Comissão que deu início aos preparativos para a cerimônia.  

Diocese, Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, Associação Padre Victor de Três Pontas iniciaram os trabalhos. Segundo o Pároco, a organização exige o envolvimento também dos governos Municipal e do Estado de Minas Gerais. Isto porque, explicou, a estrutura será grande, afinal a Beatificação será presenciada, inclusive, por um representante do Chefe de Estado do Vaticano.

Na próxima semana, Padre Mateus Arantes – a pedido de Padre Ednaldo – deverá se reunir com o Prefeito, Paulo Luis Rabello e com os deputados Odair Cunha (Secretário de Estado de Governo) e Mário Henrique “Caixa” (Secretário de Estado de Turismo). Ainda de acordo com Padre Ednaldo, a logística e a infraestrutura para o evento religioso histórico estarão em pauta. Polícias e Corpo de Bombeiros também já começarão a ser contatados.

Integram a Comissão para a Beatificação do Venerável Padre Victor – Dom Diamantino (Presidente), Padre Ednaldo Barbosa (Coordenador Geral), Padre Guilherme da Costa Vilela Gouvêa (Liturgia), Padre Luzair Coelho de Abreu (Espiritualidade), Associação Padre Victor (Comunicação), Padre Mateus Arantes da Silva (Infraestrutura e Logística), Paróquias de Três Pontas (Acolhida e Hospedagem). 

Mudanças a caminho

???????????????????????

Padre Ednaldo Barbosa comenta que trabalhos de estruturação da cerimônia de Beatificação vão exigir envolvimento dos governos Municipal e do Estado (Foto: Prefeitura Municipal de TP)

“Muita coisa já foi pensada. A imagem oficial do Padre Victor está pronta para aprovação. Ela foi confeccionada por um artista em São João Del Rei. Acredito que nesta próxima semana, Dom Diamantino deverá analisar, mostrar para a Comissão e, se aprovada, provavelmente será divulgada qual será a imagem oficial da Beatificação, a imagem do Beato que será colocada nos altares das Igrejas”, comenta Padre Ednaldo.

Com a Beatificação de Padre Victor, algumas mudanças acontecerão na Matriz D’Ajuda, onde repousam os restos mortais do atual Venerável. A imagem oficial ganhará lugar de destaque, ainda estudado pela Paróquia em conjunto com a Comissão de Arte Sacra da Diocese da Campanha. Também o túmulo, no interior da Matriz, passará por reformulação e ganhará uma nova imagem que está sendo feita em Roma.

A previsão é que as obras na Matriz comecem muito em breve.

Missas em Ação de Graças

Uma Missa em Ação de Graças será celebrada neste sábado, na Matriz D’Ajuda, às 18h30min. “Vamos agradecer a Deus pelo Processo de Beatificação ter terminado desta forma, com a agilidade que foi”, conclui Padre Ednaldo.

Amanhã, domingo (7), haverá Missa Solene, Presidida por Dom Diamantino, às 19 horas, na mesma Igreja, também em agradecimento pela assinatura do Decreto de Beatificação do Venerável Padre Victor, pelo Papa Francisco.

Padre Victor 7

Padre Victor – Anjo Tutelar dos trespontanos

O Processo

1993 – Começa o Processo de Beatificação de Padre Victor

Fevereiro de 2001 – Aprovação da Positio: Vida, Virtudes e Fama de Santidade pelos historiadores da Causa dos Santos, em Roma.

13 de maio de 2011 – Aprovação da Vida e Virtudes do Padre Victor pela Comissão de Teólogos da Causa dos Santos.

17 de janeiro de 2012 – Aprovação da Vida e Virtudes de Padre Victor pela Comissão de Cardeais e Bispos, em Roma.

10 de maio de 2012 – Assinatura do Decreto de Venerável pelo Papa Bento XVI.

Março de 2015 – Aprovação de Milagre atribuído à intercessão de Padre Victor pelas Comissões de Médicos e de Teólogos da Congregação das Causas dos Santos.

2 de junho de 2015 – Aprovação de Milagre atribuído à intercessão de Padre Victor pela Comissão de Cardeais e Bispos, em Roma.

5 de junho de 2015 – Assinatura do Decreto de Beatificação do Venerável Padre Victor pelo Papa Francisco.

(Foto Página Inicial: Hecio Rafael)

Notícia anterior

Maio: Um Amor De Presente Para Você!

Próxima notícia

Revelado o Milagre por intercessão de Padre Victor

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.