Qualidade de Vida / Saúde

Campanha de Vacinação Contra a Gripe está prorrogada Imunização dos grupos prioritários vai até 5 de junho

Vacinação Contra a Gripe é Prorrogada 1

Centro de Saúde Policlínica, em Três Pontas, registra procura pela dose preventiva

A Campanha terminaria nesta sexta-feira (22), mas como a meta de imunizar 80% da população prioritária não foi atingida, o Governo Federal decidiu prorrogar a vacinação contra a gripe até o dia 5 de junho.

Até ontem pela manhã, dos 40.824.258 de brasileiros que formam o público-alvo da mobilização, 19.448.154 foram vacinados em todo o País. O número representa 47,64% da cobertura. Daí, a decisão de estender o prazo por mais duas semanas.

O Sul foi a região que mais se aproximou da meta, alcançando 62,8% da população. Em seguida veio o Sudeste com 47,1%.

Em Três Pontas, de acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Campanha transcorreu dentro do esperado. Os últimos números oficializados mostraram que 6.216 doses tinham sido aplicadas, o que corresponde a 56,89% dos 10.926 trespontanos que se encaixam na população prioritária. No entanto, a quantidade de pessoas imunizadas no Município já era maior. Isto porque os dados lançados até o final da quinta-feira (21) foram parciais. 

Neste final de semana, os postos de saúde da Cidade estarão fechados, mas a vacinação será retomada na segunda-feira (25).

Devem ser vacinados contra os subtipos da gripe (influenza) H1N1, H3N2 e B as gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, detentos e funcionários do sistema prisional, indígenas, profissionais da saúde e doentes crônicos (diabetes, hepatites, bronquite, cardíacas etc). 

Por que aproveitar a Campanha é tão importante?

Vacinação Contra a Gripe é Prorrogada 2

Organismo leva duas semanas para produzir os anticorpos que vão gerar a proteção contra a gripe, por isso é importante se vacinar antes da chegada do inverno, época de maior circulação do vírus influenza no País

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é realizada em um período que oferece ao organismo a possibilidade de desenvolver os anticorpos que geram a proteção contra a doença antes da chegada do inverno. É do final de maio até o mês de agosto que a gripe tem maior circulação no País.

Quanto mais pessoas protegidas, menor contaminação. A vacina evita também complicações decorrentes da gripe, por exemplo, a evolução para a pneumonia, diminuindo os casos de internações hospitalares e de morte.

No ano passado, 1.794 pessoas foram internadas e 326 morreram por complicações da influenza. A H1N1 foi a que mais provocou o número de óbitos (163), seguido do H3N2 (105). 

Ainda conforme o Ministério da Saúde, o medicamento é contraindicado para aqueles com histórico de reação anafilática em doses anteriores e para quem tem alergia grave à proteína do ovo.

 

 

 

 

 

Notícia anterior

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Próxima notícia

Festa da Padroeira chega ao penúltimo dia

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.