Qualidade de Vida / Saúde

Carnaval 2015 – Já é hora de começar a repor a energia

Carnaval 2015 Reposição de Energia 1

(Foto: Ilustrativa Net)

O corpo começa a sentir os efeitos das noites mal dormidas, do consumo de bebidas alcoólicas, do esforço físico de horas e horas seguidas pulando e dançando. E ainda faltam dois dias. Como adquirir “força” para cumprir até o final a maratona do carnaval e não perder um minuto sequer da maior festa popular brasileira?

Pois bem. Médicos clínicos gerais e nutricionistas dão algumas dicas que podem minimizar os efeitos do cansaço. Ter uma alimentação saudável, incluindo frutas e legumes, e ainda ingerir constantemente líquidos é o começo. Além disso, é bom separar um tempinho para dormir. Exatamente, comer de forma correta, se hidratar e tirar uma boa soneca. Estas são medidas que ajudam a repor um pouco da energia perdida. 

Os foliões que fazem uso de bebidas alcoólicas devem redobrar os cuidados, já que o álcool desidrata ainda mais o organismo. Além de água, água de coco, soro oral é bom preparar sucos de frutas e vitaminas. Abacaxi, melancia e melão são diuréticos e podem ser consumidos o dia todo.  Já as bebidas eletrolíticas são ricas em sódio, potássio e cloro importantes para o metabolismo dos músculos.

Na alimentação, temperos e gordura costumam aumentar o efeito da ressaca e da desidratação. Deixe de lado nas festividades de Momo, pimentas, frituras, chocolates e até café – alimentos que muitas vezes irritam o estômago.

Ah, mais uma orientação. O repouso, as compressas quentes, o uso de meias elásticas e manter as pernas elevadas durante o descanso ajudam bastante na amenização das dores nas pernas e pés.

No mais, é ir para a Avenida com roupas e sapatos confortáveis, disposto a aproveitar a festa, mas ciente que ela passa e a vida e a saúde devem continuar – com qualidade. 

 

 

Notícia anterior

Carnaval “Uma Viagem de Alegria”

Próxima notícia

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.