Outros

Codema autoriza o corte de árvores em situação de risco na Praça da Fonte

Na manhã de segunda-feira (27), a Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou o corte de algumas árvores localizadas na Praça Dr. Tristão Nogueira, popularmente conhecida como Praça da Fonte.

No espaço, serão retiradas três árvores. Estudos técnicos apontam que duas estão mortas e uma está comprometida pelo apodrecimento do tronco, agravado pela inclinação da planta. Para o corte, foi feito um requerimento ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) que estudou cada caso separadamente antes de expedir a autorização.

Para compensar as perdas, inclusive de outras duas árvores que caíram durante uma tempestade que atingiu a Cidade no início do ano, há aproximadamente um mês a Secretaria realizou o plantio de nove mudas na mesma Praça, sendo 1 pau-brasil, 1 magnólia, 1 aroeira do sertão, 1 jatobá, 2 ipês (branco e rosa) e 3 manacás da serra.

Também foram replantadas árvores em outras praças, na Avenida Zé Lagoa, à margem do Córrego Custodinho e em uma rua próxima aos armazéns de café da Cocatrel no Bairro Santa Edwirges.

Pelos planos da Secretaria de Meio Ambiente, para evitar que a Cidade fique desfalcada da proteção verde, serão plantadas espécies nativas ainda nas proximidades do Córrego Quatis, da nascente da ‘Fazenda do Santinho’ (atrás do Bairro Philadelphia) e também em locais que ajudarão na recuperação de diversas nascentes existentes em Três Pontas.

Os trespontanos que quiserem pedir o corte ou poda de árvores devem preencher um requerimento na Prefeitura Municipal. O documento será encaminhado ao Codema. Caso a ação seja autorizada, o cidadão deverá contribuir com mudas que serão usadas para compensar a retirada de outras árvores.

(Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Três Pontas)

 

 

Notícia anterior

Três Pontas - Comércio funcionará em horário estendido nos próximos sábados

Próxima notícia

“Três Pontas não deixou de ter um deputado. Três Pontas agora tem um deputado e um secretário”, tranquila Mário Henrique “Caixa”

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.