OutrosPolítica

Combate ao Abuso e Exploração Sexual – CREAS divulga vencedores de concursos de frases e paródias

 

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Creas Três Pontas 1

Várias atividades foram realizadas na Praça da Fonte, em Três Pontas, a fim de incentivar a denúncia

Na segunda-feira, 18 de Maio, foi comemorado o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Na data, a Prefeitura Municipal de Três Pontas, através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), promoveu uma série de ações artísticas e culturais na Praça Dr. Tristão Nogueira (Praça da Fonte). O objetivo era conscientizar crianças, jovens e adultos para denunciar os casos de violência com menores.

O encontro começou às 13 horas e contou com diversas apresentações artísticas, concurso de paródias entre os programas sociais, concursos de frases em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e varal com trabalho das crianças atendidas pelo Espaço Arco Íris, Recriar e Travessia. O Conselho Tutelar também esteve presente, apoiando os atos de conscientização promovidos.

Foram premiadas as 5 melhores frases e 2 paródias com certificado, medalha e brindes. As frases ganhadoras serão confeccionadas em faixas, com o nome do aluno e escola e afixadas em diversos lugares do Município.

Veja os ganhadores.

Frases

1º Lugar: Não sofra calado, não morra abusado! #DENUNCIE!
Aluno: Rayan Aguiar Silva
Escola Professor João de Abreu Salgado

2º Lugar: Não fique calado, abuso sexual é errado! Crianças inocentes nas mãos de adultos sem mente. #DENUNCIE!
Aluna: Giovana Mesquita Miranda
Escola Coração de Jesus

3º Lugar: #DENUNCIE! Exploração sexual, sem mais nem menos acabar com isso é o que queremos!
Aluno: Rafael Santos Martins
Escola Professor João de Abreu Salgado

4º Lugar: Não quero ver ninguém parado, quero ver todos denunciando esses “abusados”.#DENUNCIE!
Aluno: Pedro Henrique Naves
Escola João de Abreu Salgado

5º Lugar: Exploração sexual: silêncio é cumplicidade, vamos combater este crime em nossa cidade.#DENUNCIE!
Aluna: Raniele Barbosa
Escola João de Abreu Salgado

Paródias

1º Lugar: Espaço Recriar (CRAS I)
Música original: Show das Poderosas (Anita)
Paródia: Show do Povo (Luiz Henrique, Maicon Balduino, Wallace, Adriano, Carlos)

2º Lugar: Espaço Travessia (CRAS II)
Música original: Caraca Muleke (Thiaguinho)
Paródia: Caraca Muleke (Taynis, Jenifer, Luane, Flávia e Mauro)

 O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é 18 de maio, por causa da menina Araceli Cabrera Crespo que, com 8 anos de idade, desapareceu da escola que estudava na cidade de Vitória (ES).

Araceli foi estuprada e assassinada. Após seis dias seu corpo foi encontrado por um garoto que caçava passarinhos em um terreno baldio na Praia Comprida, próximo ao centro da capital, barbaramente ferido, com dentadas e desfigurado com ácido.

Deu-se início, então, a uma rede de “cumplicidade e corrupção que envolveu polícia e o judiciário impedindo a apuração do crime e o julgamento dos acusados por uma sociedade silenciada pelo medo e oprimida pelo abuso de poder. O inquérito policial não passou de uma farsa e o longo processo judicial não conseguiu transformar evidências em provas”.

O crime prescreveu, mas o caso Araceli “é uma ferida que nunca cicatrizou completamente”. Assim, 27 anos depois de sua morte, 18 de maio foi transformado através da Lei Federal 9970/00 no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional. De autoria da então Deputada Rita Camata (PMDB/ES) – Presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional – o projeto foi sancionado em maio de 2000.

(Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Três Pontas)

 

Notícia anterior

Procurador do Município ministra palestra hoje na Câmara de TP

Próxima notícia

Semana da Luta Antimanicomial começa com passeata em TP

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.