Política

Paulo Luis afirma que está, sim, aberto ao diálogo e aponta que o Deputado Diego Andrade é quem não aparece na Prefeitura

Prefeito Paulo Luis 1

Prefeito Paulo Luis afirma que Deputado Diego Andrade procurou diálogo com a Administração apenas uma vez (Foto Arquivo)

“Esta não é a primeira vez que o Deputado Federal Diego Andrade fala que poderia estar ajudando ainda mais Três Pontas se houvesse diálogo com a Administração. Não existe por parte do Executivo, não existe por parte do Prefeito a não abertura para a conversa. Estamos aqui de portas abertas, prontos para estender a mão. Quem não está estendendo a mão é o Deputado que aqui, na Prefeitura, não comparece”.

Foi o que disse Paulo Luis Rabello (PPS) ao Sintonize na tarde de ontem (9). Diante das afirmativas de Diego Andrade (PSD-MG) em visita ao Município na segunda-feira (8), o Prefeito explicou que uma única vez foi procurado pelo Deputado. Segundo Paulo Luis, o encontro aconteceu lá mesmo em seu gabinete.

Desta vez, observou o Chefe do Poder Executivo Municipal, Diego Andrade esteve com vereadores, mas em momento algum ele ou seus assessores agendaram na Prefeitura ou, sequer, convidaram o Prefeito para também ir à Câmara. “Como posso fazer uma parceria, celebrar um acordo ou fazer um pedido a uma pessoa que eu não sei que está na Cidade?”, questiona.

Na opinião do Prefeito, sempre que uma autoridade representante do Poder Legislativo aporta em uma cidade – por questão de respeito – deve visita ao representante do Município.  

Na direção inversa, o Prefeito afirma que se for a Brasília baterá à porta do gabinete de Diego Andrade, por ser este majoritário em Três Pontas e que jamais deixará de agendar visita a outros deputados que tiveram votação por aqui.

Ajuda à Cidade

Além da “falta de diálogo”, outro ponto debatido se refere à ajuda à Cidade. Paulo Luis afirma que cabe aos deputados alocarem verbas para auxílio aos municípios diretamente no orçamento da União. O Prefeito garante que desconhece esse ato em favor de Três Pontas por parte de Diego Andrade, neste mandato.

“Estamos aqui de portas abertas para receber qualquer auxílio, qualquer verba, de qualquer deputado, ainda mais de um Deputado que teve 16 mil votos em Três Pontas. Em ponto de vista pessoal, acho até que o Deputado está devendo ao Município, está devendo aos seus eleitores porque verba não é para o Prefeito Paulo Luis, verba é para o povo”, argumentou.

Recapeamento em Três Pontas 1

Recapeamento de vias urbanas seria resultado da alocação de recursos de deputados federais e estaduais em favor do Município nos respectivos orçamentos da União e do Estado. Este é o caminho, aponta Paulo Luis

Diferentemente, continuou o Prefeito, vários outros deputados que receberam votos de eleitores trespontanos no pleito de 2014 têm cumprido com o compromisso com a comunidade. Paulo Luis citou Odair Cunha (PT-MG) cujo recurso gerou a compra de uma Patrol que se encontra no pátio da Prefeitura, aguardando liberação do seguro para entrar em serviço. Bilac Pinto (PR), Dimas Fabiano (PP), Aelton Freitas (PR), Domingos Sávio (PSDB), Carlos Melles (DEM) e Silas Brasileiro (PMDB) foram mencionados como deputados federais que, ao contrário de Diego Andrade, aportaram recursos para Três Pontas no orçamento da União, segundo o Prefeito. Paulo Luis informou ainda que alguns deputados federais também ajudaram o Município por meio de emendas disponibilizadas pelo Governo de Minas.

O recapeamento que tem sido visto pela Cidade nos últimos dias seria fruto do auxílio de vários deputados federais e estaduais. Na esfera mineira, Paulo Luis destacou a atuação de Mário Henrique “Caixa” (PCdoB) em favor de sua Terra Natal, através de alocação de recursos no orçamento do Estado.

Ausência de apresentação de demanda

Sobre a Administração não enviar demandas ao Deputado, como também comentou Diego Andrade nesta segunda-feira, Paulo Luis contou que, no final do ano passado, estava em seu gabinete com Sérgio Silva (PPS) quando o Vereador recebeu um telefonema de Diego Andrade. Na oportunidade, Paulo Luis também teria conversado com o Parlamentar a respeito da alocação de dois veículos destinados à Secretaria de Saúde de Três Pontas. O Município, conforme assegura o Prefeito, elaborou o respectivo projeto, enviou ao Deputado Federal e não obteve resposta. Então, disse Paulo Luis, a Administração buscou informações e soube que o Governo teria cortado o pedido.

Paulo Luis é enfático ao comentar que houve o envio de documentação para receber todos os bens e numerários colocados como recursos para Três Pontas por parte de deputados.  

“Nós temos os pés no chão e o Deputado Diego Andrade também. Acredito que o Deputado não tem a intenção de fazer bobagens. Então, só pedimos quando temos a certeza que poderemos honrar com nosso compromisso porque é sempre exigida – e ele sabe disso – uma contrapartida do Município”.

Saúde em primeiro lugar

Deputado Federal Diego Andrade 1

Em Três Pontas, nesta segunda-feira (8), o Deputado Diego Andrade fez os comentários que geraram as respostas por parte do Executivo Municipal

A saúde é justamente o setor prioritário para Diego Andrade. No encontro com jornalistas, ele mencionou que tem procurado atender às reivindicações dos dirigentes da Santa Casa de Três Pontas e que, recentemente, se esbarrou na desatualização da Certidão Negativa de Débitos (CND). O documento é um dos exigidos para que a instituição receba ajuda governamental.

Sobre o assunto, Paulo Luis destaca que por várias vezes foi noticiado que recursos chegariam diretamente à Santa Casa, vindos por intermédio do Deputado Diego Andrade. “Acontece, porém, que essa ajuda não chegou – pelo menos que eu tenha conhecimento”.

Aproveitando, Paulo Luis esclareceu que não tem gestão direta no Hospital. A instituição é filantrópica administrada por uma irmandade, através de estatuto próprio. No entanto, disse o Prefeito, o Município contribui com repasse mensal e se esforça frente a várias demandas, inclusive, apoiando campanhas beneficentes e auxiliando para que a irmandade seja renovada com maior autonomia.

Ainda de acordo com Paulo Luis, a população não sabe realmente o que o Município tem feito pelo Hospital de Três Pontas. Para o Prefeito, nunca existiu saúde como se tem hoje aqui, mesmo com todas as dificuldades existentes no País.

Vai um cafezinho aí?

“Talvez por um desencontro ainda não recebemos ajuda do Deputado Diego Andrade. Estamos aqui de portas abertas para recebê-lo e para que possamos juntos tomar um café. Quem sabe a fumaça e o calor do café de Três Pontas façam com que alguma diferença que existe da parte dele para com o Prefeito seja dissipada no ar”, finalizou o Prefeito.

Notícia anterior

Em TP, Deputado Diego Andrade enfatiza falta de diálogo por parte da Administração Municipal

Próxima notícia

Professor Levenhagen é homenageado em evento jurídico em Varginha

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.