Política

Prefeitura de Três Pontas revitaliza monumentos e símbolos da Cidade

A Prefeitura Municipal de Três Pontas está promovendo diversas revitalizações nos monumentos históricos e símbolos do Município.

Na fonte da Praça Dr. Tristão Nogueira, o fundo apresentava infiltrações e rachaduras. Uma reforma e vedação foram feitas, mas mantendo as características originais do monumento inaugurado pelo prefeito Paulo de Paiva Loures. Além disso, jatos de água estavam com o encanamento entupido, o que foi solucionado, algumas lâmpadas foram trocadas e novos vidros colocados para substituir os que tinham sido danificados.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Fonte voltará a iluminar Praça Dr. Tristão Nogueira

A estátua localizada no trevo de Três Pontas (saída para Varginha) também foi repintada para recepcionar melhor os visitantes. O monumento lembra uma das bases da economia trespontana, o café e abaixo os trabalhadores que sustentam a produção do fruto na história do Município.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Monumento em homenagem ao café, pilar histórico da economia trespontana

O Padre José de Anchieta – homenageado em uma praça de mesmo nome, no Bairro Ponte Alta – recebeu uma nova pintura para realçar os detalhes. José de Anchieta foi um padre jesuíta espanhol, santo da Igreja Católica e um dos fundadores da cidade brasileira de São Paulo.

Beatificado em 1980 pelo Papa João Paulo II e canonizado em 2014 pelo Papa Francisco, José de Anchieta é conhecido como o Apóstolo do Brasil, por ter sido um dos pioneiros na introdução do cristianismo no País. Também foi o autor da primeira gramática da língua tupi e um dos primeiros autores da literatura brasileira.

GEDSC DIGITAL CAMERA

José de Anchieta foi canonizado em 2014 pelo Papa Francisco e há anos é lembrado em praça da Terra do Padre Victor

O jurista brasileiro, Ruy Barbosa, também foi lembrado durante a preservação do patrimônio público promovida pela Prefeitura. Localizado na Praça Getúlio Vargas, Centro da Cidade, o busto recebeu nova pintura que agora também destaca os detalhes que antes passavam despercebidos aos olhos destreinados.

Ruy Barbosa de Oliveira foi jurista, político, diplomata, escritor, filósofo, tradutor e orador. Foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais. Ele atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais. Foi deputado, senador, ministro. Em duas ocasiões foi candidato à Presidência da República, empreendendo a Campanha Civilista contra o candidato militar Hermes da Fonseca.

A fonte da Praça Dr. Tristão Nogueira era a revitalização mais aguardada pela população, já que muitos têm na memória as imagens da fonte iluminada durante a noite ou mesmo enfeitada pelos peixes ornamentais. Em breve ela será reinaugurada e devolvida à população com toda a sua beleza e luminosidade.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Fonte durante obras de revitalização; valorização e preservação do patrimônio público

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Três Pontas)

 

Notícia anterior

Há vagas em Três Pontas

Próxima notícia

Morre trespontano que se acidentou na Avenida Ipiranga

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.