OutrosPolíticaQualidade de Vida / Saúde

Semana da Luta Antimanicomial começa com passeata em TP

Dia da Luta Antimanicomial em Caps Três Pontas 4

18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial

A Prefeitura Municipal de Três Pontas, através do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) promoveu na segunda-feira (18) uma passeata para lembrar o Dia da Luta Antimanicomial. O ato, assim como várias atividades que estão sendo desenvolvidas durante toda a semana, fortalece a ideia de inclusão social das pessoas com transtornos mentais, sem a necessidade de privar a liberdade do paciente.

Os participantes saíram às 9 horas da Praça Cônego Victor, subiram pela Rua Dona Isabel até a Prefeitura. Sem perder o ritmo, a passeata desceu a Avenida Nossa Senhora D’Ajuda chegando novamente à Praça da Igreja Matriz.

A Escola Estadual Cônego José Maria e a Escola Municipal Cônego Vitor, o Espaço Recriar e a Banda da APAE se juntaram ao movimento e engrossaram a marcha, pedindo por condições mais dignas para pacientes psiquiátricos em todo o País.

O CAPS de Três Pontas já trabalha com a liberdade entre os pacientes. Hoje o Centro possui cerca de 10.000 prontuários e 25 pacientes intensivos que são atendidos voluntariamente. A equipe é composta de 1 neurologista, 1 enfermeiro, 4 técnicos em enfermagem, 5 psicólogos, 1 assistente social, 1 terapeuta educacional, 1 técnico em educação, 2 psiquiatras, 1 auxiliar de segurança, 2 serviços gerais e 1 auxiliar administrativo.

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela busca pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta batalha está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento destaca que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito de receber cuidado e tratamento sem abrir mão da liberdade e do direito de viver em sociedade. 

(Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Três Pontas)

Notícia anterior

Combate ao Abuso e Exploração Sexual - CREAS divulga vencedores de concursos de frases e paródias

Próxima notícia

Associação Comercial confirma: Almir Sater é atração na Festa do Empresário 2015

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.