Braille Escrita Tradicional

Designer cria fonte que combina a escrita em Braille com a tradicional

Guilherme Dantas Quantos espaços públicos você conhece que conseguem implementar a sinalização em Braille de forma realmente eficiente? Infelizmente são poucos, não é mesmo? Pensando numa solução para esse problema, o designer japonês Kosuke Takahashi criou a Braille Neue, uma família tipográfica que une de forma muito inteligente a escrita tradicional e …

LEIA MAIS →

Pessoa com deficiência pode pedir pela internet isenção de tributos para comprar carro Esta é a dica da semana, trazida pelo colaborador Bruno Máximo

Instrução normativa da Receita Federal permite que pessoas com deficiência possam pedir pela internet a isenção de tributos na compra de veículos. Pela regra anterior, a pessoa com deficiência interessada em pedir a isenção dos impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) e sobre Operações Financeiras (IOF) precisava se dirigir a uma unidade da Receita …

LEIA MAIS →

ATPD confirma 1º Três Pontas Acessível para este domingo

Arlene Brito O Ginásio Poliesportivo do Parque Multiuso “Prefeito Paulo de Paiva Loures”, popularmente chamado Parque da “Mina do Padre Victor” receberá neste domingo (3), o 1° Três Pontas Acessível. Várias atividades para a população, incluindo a garotada, estarão reunidas no evento. A abertura está prevista para as 9 horas, …

LEIA MAIS →

Grupo de pesquisa em audiodescrição lança livro eletrônico

Colaboração Bruno Máximo Objeto de perguntas e investigações já há algum tempo, a audiodescrição começa a se firmar como importante área de pesquisa aplicada, de vez que injunções legais determinam a sua inserção em materiais audiovisuais produzidos no Brasil. Com o fim de mapear perspectivas e ações relativas a essa …

LEIA MAIS →

MEC Daisy x Braille e uma palestrante desinformada

Por Bruno Máximo/Colaborador Na semana passada, comecei a contar sobre a queixa de uma amiga e essa conversa gerou reflexão sobre o Mecdaisy, um projeto do Governo Federal que, na teoria, disponibiliza materiais acessíveis (livros) para pessoas com deficiência visual. Pois bem, hoje, dou sequência ao assunto, alertando que o …

LEIA MAIS →

Livre Acesso: MEC Daisy é instrumento de inclusão?

Por Bruno Máximo/Colaborador Hoje irei abordar um tema bem polêmico: a questão do uso do Braille nas escolas, e os áudios livros. Senti a necessidade de escrever sobre isso por aqui, após voltar da Conferência Estadual da Assistência Social, depois de ficar sabendo de uma informação muito séria e até …

LEIA MAIS →

O pior cego não é aquele que não quer ver; o pior cego é aquele que não se enxerga!

O pior cego não é aquele que não quer ver; o pior cego é aquele que não se enxerga! (Bruno Máximo) Hoje inicio nosso espaço com esta frase de efeito, contradizendo a frase clichê “o pior cego é aquele que não quer ver”. Você já ouviu falar em Capacitismo? É …

LEIA MAIS →

Livre Acesso – dica de leitura indispensável para pessoas que atuam com pessoas deficientes

Para quem queira ingressar ou já atua com pessoas com deficiência (ou é uma delas), tem que, obrigatoriamente, ler “A Epopeia Ignorada – A pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje”. Escrita pelo meu amigo Otto Marques da Silva, sua edição é de 1986, publicada pelo …

LEIA MAIS →

Livre Acesso – Língua Brasileira de Sinais: conheça a história da Libras

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma língua natural usada pela maioria dos surdos do Brasil. Diferente de todos os idiomas já conhecidos, que são orais e auditivos, a Libras é visual-gestual, é uma língua pronunciada pelo corpo. A história da Libras No período de 1500 a 1855, já existiam …

LEIA MAIS →

Acessibilidade: desrespeito é flagrado em transporte coletivo de Três Pontas Livre Acesso por Bruno Máximo

Por Bruno Máximo/Edição Arlene Brito Hoje vamos falar um pouco da forma que as coisas são regulamentadas (ou não) dentro das concessões públicas e como funciona a regulamentação e fiscalização. Precisamos educar para que as pessoas adquiram total consciência de que TODOS têm os mesmos direitos e os mesmos deveres. …

LEIA MAIS →