EsporteOutros

Varginha – Bicicletada Iluminada conduzirá participantes pela “ETvia” até local do Caso ET

ETzinho de Varginha Foto de Wilmar Hermann de Rezende 1

ETzinho de Varginha (Foto: Wilmar Hermann de Rezende)

Você já teve a curiosidade de visitar o terreno que tornou Varginha conhecida em todo o planeta?

Duas atividades bem divertidas neste final de semana incentivarão os varginhenses a redescobrirem sua cidade: a Bicicletada Iluminada e a demarcação da “ETvia”, respectivamente sábado (1º) e domingo (2).

Ambas as iniciativas são articuladas e organizadas pela Rede Varginha, um coletivo de cidadãos e instituições que acreditam que, de maneira colaborativa, possam contribuir com uma cidade melhor pelo uso ativista da bicicleta como um meio de transporte.

“Precisamos despertar nos varginhenses o sentimento de protagonista nos processos de ocupação e de melhorias dos espaços públicos”, afirma Marielle Costa, professora do Ensino Médio e Fundamental, além de mestranda da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

Já Mari Fonseca, educadora social humanística, e também integrante da Rede Varginha, enxerga que o momento é favorável ao empreendedorismo comunitário. “Em geral, percebo entre meus alunos um sentimento de impotência. Eles até idealizam uma Varginha de seus sonhos, porém sozinhos não sabiam por onde começar. Como não foram educados até então a se mobilizarem por causas coletivas, acabavam se acomodando. Vislumbro no evento, uma grande oportunidade para transformarmos esse paradigma”, sentencia.

Bicicletada Iluminada

Neste sábado (1º) a partir das 18h, na praça embaixo da Nave do ET, haverá a concentração para a 1ª Bicicletada Iluminada de Varginha.

Todos os participantes deste passeio ciclístico de outro Mundo receberão um kit de lâmpadas coloridas de LED para serem fixadas no bico dos pneus, assim ficarão mais visíveis durante o trajeto.

Ciclistas iniciantes serão acompanhados por voluntários mais experientes que compartilharão dicas de procedimentos para uma condução segura no trânsito.

O roteiro percorrerá algumas avenidas e ruas da região central até a Estação Ferroviária. Dali, o grupo iluminado seguirá pelo traçado da linha férrea até o terreno onde em 1996 teria acontecido o contato com o ET. O intuito do roteiro é de mobilizar mais varginhenses para a materialização do sonho de transformar a região deteriorada em uma ciclovia integrada a uma área de lazer, esportes, caminhadas e galeria de artes ao ar livre.

Nave do ET em Varginha Foto de Gustavo Thibe 1

Nave do ET (Foto: Gustavo Thibé)

O empréstimo da iluminação se deu por meio da parceria entre a empresa Muda de Ideia e a Rede Varginha. Para o final de agosto está sendo planejado uma grande bicicletada iluminada pelas ruas de São Paulo apresentando os equipamentos culturais onde haverá a Virada Sustentável. “O protótipo em Varginha será uma excelente oportunidade para testarmos a tecnologia, assim como contribuir para o fomento ao uso da bicicleta por meio de um roteiro inusitado”, explica Diego Gazola, outro articulador do evento.

Demarcação da ETvia

No dia seguinte, domingo (2), às 10h, o ponto de encontro será na rua onde teria acontecido o Caso ET de Varginha.

Ali, em frente ao terreno da Rua Benevenuto Braz Vieira, 76, os participantes serão convidados a percorrerem o mesmo trajeto da Bicicletada Iluminada do dia anterior, porém desta vez colaborando na demarcação da “ETvia”. A técnica utilizada será o estêncil, que consiste na aplicação de uma ilustração através de tinta, através de recortes feitos em uma moldura de papelão ou acetato.

Paulo Antônio, criador do personagem ETzinho e grande entusiasta da iniciativa será o responsável pelo desenvolvimento do molde e coordenação da sinalização. “Sempre acreditei no ET como um agente de mobilização e educação. Terei o maior prazer em colocar meu talento a serviço de nossa cidade”, afirmou o ilustrador.

Diversas instituições e coletivos já se manifestaram apoiadoras do evento.

Sobre a Rede Varginha

Movimento apartidário, inter-religioso, sem fins lucrativos, sem presidente nem diretoria e que atua por meio do empoderamento voluntário de varginhenses.

A Rede Varginha é aberta à interação de qualquer interessado, desde que desvinculado de interesses político-partidários pessoais.

Sua missão é articular por meio da Internet e de encontro presenciais, as empresas, governo, ongs, coletivos e a sociedade civil para a construção de soluções coletivas de forma colaborativa.

ACAMPAY Zoo de Varginha, Nave do ET Apagada durante a Hora do Planeta, Na Contramão pela Educação no Trânsito, entre outras ações, são algumas das iniciativas mobilizadas pela Rede Varginha.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 99436-1284 ou ainda pelos site e e-mail:

https://www.facebook.com/events/1402067983455228/

plantarei@mudadeideia.com

(Por Gleison Marques/Foto página inicial: Gustavo Thibé)

Bicicletada Iluminada e Demarcação da ETvia 1

Notícia anterior

Acai TP - Marketing ganha espaço especial nas atividades da semana

Próxima notícia

Procura-se carro furtado em Três Pontas

Arlene Brito

Arlene Brito

Jornalista formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Atuou em praticamente todos os órgãos de imprensa de Três Pontas (MG): TV Cidade, Rádio Três Pontas, Jornal Tribuna, Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, Jornal Correio Trespontano e agora está à frente do site Sintonizeaqui. Indicada para compor a equipe de assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais (2003/2010), optou por continuar em sua Terra Natal registrando os principais fatos e acontecimentos e, assim, ajudar a escrever a história do Município conhecido internacionalmente como a Capital da Música e do Café.