Oportunidades

Associação Comercial e Sebrae dão enfoque à capacitação em Gestão

Esta é mais uma semana voltada à propagação do conhecimento, isto na Associação Comercial e Agroindustrial (Acai) de Três Pontas. Com encerramento previsto para quinta-feira (30), o primeiro módulo do Ciclo de Gestão Total Sebrae atraiu vários trespontanos que buscam compreender a importância dos elementos que envolvem o processo de planejamento da atividade empreendedora para assegurar os melhores resultados para que as expectativas e metas sejam atendidas. 

De acordo com os organizadores da capacitação, é preciso conscientizar o empreendedor individual de que o planejamento de ações de forma ordenada e articulada contribui para o aumento das vendas de seus produtos e serviços, com qualidade e preços atrativos. Além de trabalhar essa sensibilização, o curso indica como dominar o processo de organização do negócio e aplicar as ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho do empreendimento, com aumento da competitividade e de modo sustentável.

Na sequência virão Gestão Financeira na Medida (de 8 a 12 de junho), Gestão de Marketing na Medida (20 a 23 de julho) e, finalmente, Gestão de Pessoas e Equipe na Medida (14 a 18 de setembro).

Novas portas se abrem ao Microempreendedor Individual

Atenção especial tem sido dispensada pela Associação Comercial também aos microempreendedores individuais, os chamados MEIs. Na segunda-feira (27), houve para o segmento a Oficina “Sei Vender”.

“Esta é uma oportunidade para agregar valor ao trabalho de quem está começando e também de quem já está no mercado, mas enfrenta alguns problemas. O que vocês terão aqui é uma visão moderna dentro da devida metodologia”, apresentou o Gerente da Acai, Hélio de Carvalho Junior.

Ao receber o grupo, ele parabenizou àqueles que buscam conhecimento para levar adiante suas metas e lembrou que Acai, Sebrae, Senac, Senai e outros parceiros estão sempre disponibilizando treinamentos a fim de evitar que os MEIs de Três Pontas entrem na estatística nacional de encerramento de atividades.

Estudo do Sebrae aponta que no Brasil, são criados anualmente mais de 1,2 milhão de novos empreendimentos formais. Desse total, mais de 99% são micro e pequenas empresas e empreendedores individuais. As micro e pequenas empresas são responsáveis por mais da metade dos empregos com carteira assinada no País. Embora a sobrevivência desses empreendimentos seja condição indispensável para o desenvolvimento econômico do País, a cada 100 criados, 73 sobrevivem apenas nos primeiros dois anos de atividade.

“É um erro ter a oportunidade e não usar. Vocês já mostram um diferencial”, encerrou o Gerente.

Embora pequena, mas disposta a levar seus empreendimentos ao crescimento, dentro do tão difundido planejamento, a turma foi recebida ainda pelo Presidente da Associação Comercial, Michel Renan Simão Castro. Do líder e empresário, ouviu a comparação, empreendedor é igual a desafios. “É preciso criar algo novo todos os dias para não cair no marasmo e fechar as portas”, orientou.

Outra dica deixada pelo Presidente da Acai é que cada um comece devagar, no passo a passo, e jamais coloque o dinheiro em primeiro lugar porque, analisou, o lucro é consequência do trabalho.

A Oficina teve à frente o Consultor do Sebrae, Márcio Lopes. O grupo concluiu que naquela tarde houve motivação sobre a capacidade de cada um, portanto, aumento da autoestima e autoconfiança, além da quebra de paradigmas e da instalação de uma nova visão essencial para que o processo de venda seja estruturado, documentado, acertado.

As próximas oficinas dos MEIs serão Sei Planejar (20 de julho) e Sei Controlar o Meu Dinheiro (14 de setembro), sempre das 13 às 17 horas no Auditório da Acai Três Pontas.

 

 

 

 

Previous post

Dia Municipal do Pastor Evangélico é celebrado na Câmara

Next post

Concurso da Prefeitura de Três Pontas sofre novas alterações