Política em Três PontasQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Base do SAMU, em Três Pontas, é oficialmente inaugurada

Inauguração SAMU Três Pontas 1

Base do SAMU Três Pontas, no início da cerimônia de inauguração

A solenidade foi rápida, mas marcou um novo tempo no segmento saúde de Três Pontas. Na tarde desta segunda-feira (9), autoridades e outros convidados, sendo a maioria formada por servidores municipais, se reuniram para a inauguração da base descentralizada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na Cidade.

Localizada na Avenida Oswaldo Cruz, ao lado da sede da Guarda Civil Municipal (GCM), a base conta com 10 profissionais e uma unidade de suporte básico (ambulância). Eles prestam socorro de urgência e emergência em Três Pontas e região, num raio de 150 quilômetros. O SAMU pode ser utilizado também para a transferência de pacientes de alta gravidade para hospitais de outros municípios. 

Inauguração SAMU Três Pontas 5

Presidente da Câmara, Luis Carlos da Silva

“A base de Três Pontas veio para funcionar e para atender à necessidade dos cidadãos. Parabenizo todos os envolvidos, o Prefeito Paulo Luis e toda a sua equipe pelo SAMU, pela sede da Guarda – muito bem estruturada e pela organização desta Praça da Bíblia”, registrou o Presidente da Câmara, Luis Carlos da Silva (PPS). O Vereador foi o primeiro a se pronunciar, convidado pelo Mestre de Cerimônias, Francisco Cândido.

Em seguida, falou o Prefeito Paulo Luis (PPS). O Administrador Municipal focou que, se o SAMU hoje é realidade no Sul de Minas, muito se deve ao Ex-Prefeito de Santana da Vargem, Argemiro Rodrigues Galvão e ainda ao então Secretário de Saúde, Hermógenes Vaneli e a Leinner Marchetti Pereira que também compunha a equipe de governo da cidade vizinha como Procurador Geral. 

“Se não fosse o esforço dessas três pessoas hoje nós não estaríamos aqui inaugurando essa base. É preciso aprender a valorizar a todos aqueles que plantaram e essas três pessoas plantaram sem perceber um centavo do erário público. Hoje, existem cargos e mais cargos que são distribuídos pelos governos do Estado e Federal para que as pessoas possam administrar bem o SAMU”, registrou.

O comentário fez justiça ao empenho que, segundo o Prefeito, não aconteceu no dia da inauguração do SAMU Macro Sul quando o Governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), jogou louros apenas no Ex-Prefeito daquela cidade, Eduardo “Corujinha” – também do Partido dos Trabalhadores.

Paulo Luis concordou com o Presidente da Câmara e afirmou que o SAMU Três Pontas está funcionando. Segundo ele, desde a implantação foram feitos 135 atendimentos somente na Cidade. “O SAMU tem ajudado na eficiência da nossa Saúde, infelizmente, para a tristeza de alguns e para ser muleta eleitoreira de outros”, lançou o Chefe do Executivo.

Inauguração SAMU Três Pontas 6

Prefeito Paulo Luis atribui conquista ao Ex-Prefeito de Santana da Vargem, Argemiro Galvão

Ele também revelou que a base do Serviço em Três Pontas era um sonho desde a sua primeira Administração (2005-2008) e que chegou a ser prometido por Saraiva Felipe que ocupava o cargo de Ministro da Saúde do Governo “Lula”.

O Gestor Municipal concluiu afirmando que o Município é referência em saúde, agradecendo as presenças na cerimônia e reafirmando a parceria. “Quero dizer à equipe que compõe o SAMU que tenha na Administração 2013-2016 uma companheira, que nós possamos caminhar juntos – Secretaria de Saúde e Município”, finalizou.

O descerramento da placa inaugural foi realizado pelo Prefeito, pelo Secretário Municipal de Saúde, o vargense Hermógenes Vaneli e pelo Presidente do Legislativo, Luis Carlos da Silva.

Depois, os convidados conheceram a base, anfitriados pelo integrante do SAMU, o Condutor Socorrista, Frederico Alexandre Ribeiro.

Macro Sul

Inaugurado em 30 de janeiro, o SAMU Macro Sul, com central em Varginha (MG), possui 34 bases no Sul de Minas. Elas dão suporte a 153 cidades da região, somando atendimentos a mais de 2 milhões e 700 mil habitantes nos casos de urgência e emergência.

Ao todo, são 64 médicos, 68 enfermeiros, 202 técnicos em Enfermagem, além de condutores de veículos, farmacêuticos e trabalhadores administrativos.

Com o SAMU Macro Sul, 475 dos 853 municípios mineiros têm acesso ao serviço, o equivalente a 55,69% de cobertura, atendendo cerca de 8 milhões dos 20,7 milhões de habitantes do Estado (38,91% de cobertura). O programa já está implantado no Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte, Nordeste e Sudeste graças à parceria dos governos Federal, Estadual e Municipais.

 

 

Previous post

Rua Dr. Joaquim de Brito, em Três Pontas, tem sentido de direção alterado

Next post

Três Pontas ganha quinta unidade de Saúde Família