Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Carnaval 2015 – Já é hora de começar a repor a energia

Carnaval 2015 Reposição de Energia 1

(Foto: Ilustrativa Net)

O corpo começa a sentir os efeitos das noites mal dormidas, do consumo de bebidas alcoólicas, do esforço físico de horas e horas seguidas pulando e dançando. E ainda faltam dois dias. Como adquirir “força” para cumprir até o final a maratona do carnaval e não perder um minuto sequer da maior festa popular brasileira?

Pois bem. Médicos clínicos gerais e nutricionistas dão algumas dicas que podem minimizar os efeitos do cansaço. Ter uma alimentação saudável, incluindo frutas e legumes, e ainda ingerir constantemente líquidos é o começo. Além disso, é bom separar um tempinho para dormir. Exatamente, comer de forma correta, se hidratar e tirar uma boa soneca. Estas são medidas que ajudam a repor um pouco da energia perdida. 

Os foliões que fazem uso de bebidas alcoólicas devem redobrar os cuidados, já que o álcool desidrata ainda mais o organismo. Além de água, água de coco, soro oral é bom preparar sucos de frutas e vitaminas. Abacaxi, melancia e melão são diuréticos e podem ser consumidos o dia todo.  Já as bebidas eletrolíticas são ricas em sódio, potássio e cloro importantes para o metabolismo dos músculos.

Na alimentação, temperos e gordura costumam aumentar o efeito da ressaca e da desidratação. Deixe de lado nas festividades de Momo, pimentas, frituras, chocolates e até café – alimentos que muitas vezes irritam o estômago.

Ah, mais uma orientação. O repouso, as compressas quentes, o uso de meias elásticas e manter as pernas elevadas durante o descanso ajudam bastante na amenização das dores nas pernas e pés.

No mais, é ir para a Avenida com roupas e sapatos confortáveis, disposto a aproveitar a festa, mas ciente que ela passa e a vida e a saúde devem continuar – com qualidade. 

 

 

Previous post

Carnaval “Uma Viagem de Alegria”

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas