Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Coronavírus – Número de casos de Síndrome Gripal cai em TP após alteração em critérios de registro

O Boletim Epidemiológico Covid-19 divulgado na manhã desta segunda-feira (17) pela Prefeitura de Três Pontas traz uma novidade em relação aos registros de Síndrome Gripal. O Governo de Minas Gerais modificou os critérios de notificação desses casos. Os assintomáticos que realizaram exame para Covid-19 e o resultado foi negativo foram excluídos do sistema. Assim, no município, houve um decréscimo acentuado, caindo de 2.081 (dados de sexta-feira, 14) para os atuais 1.889 casos. 

Hoje, a cidade contabiliza 211 confirmações do novo Coronavírus, com 169 pessoas recuperadas da doença.

Em isolamento domiciliar estão 36 cidadãos. Já em relação às internações hospitalares, há 01 paciente confirmado e outros 02 estão em tratamento na Santa Casa, mas ainda aguardam resultado de exame, portanto, são casos considerados suspeitos de Covid-19.

Os óbitos seguem em 05

Outros números

Até o momento, as mulheres trespontanas aparecem em maior número quando o assunto é a contaminação pelo novo Coranavírus. Na separação por sexo, elas são 117 contra 94 casos em homens.

Infelizmente, também mulheres perderam a vida aos 72, 43, 74, 47 anos e 66 anos. Conforme o Boletim, as vítimas fatais tinham uma ou mais comorbidades, identificadas como Diabetes (4), Hipertensão (2), Doença Cardiovascular (2), Doença Renal (1), Hipertiroidismo (1).

Já por faixa etária, os números em Três Pontas são os seguintes:

  • 0 a 9 anos: 5
  • 10 a 19 anos: 7
  • 20 a 39 anos: 85
  • 40 a 59 anos: 84
  • Maior de 60 anos: 30

Ambulatório para atender sintomas de Síndrome Gripal é ampliado 

Todos os trespontanos que apresentam sinais de gripe, dor de garganta, dor no corpo – enfim, sintomas que levam à investigação de contaminação pelo novo Coronavírus, são atendidos no Ambulatório de Campanha, erguido em frente à Capela do Hospital São Francisco de Assis, na lateral direita do Pronto Atendimento Municipal (PAM).

A estrutura possui dois consultórios onde os médicos fazem o atendimento pela manhã e à tarde. Já à noite, quem apresenta queixas respiratórias passa por avaliação no PAM. De acordo com o médico Chefe do Pronto Atendimento, Dr. Lucas Erbst, é seguida uma estratégia para que os atendimentos sejam eficientes, com espaço de espera ventilado e assentos distribuídos conforme o protocolo de distanciamento social. Além disso, destaca Dr. Lucas, os testes rápidos para Covid-19 continuam sendo feitos no contêiner – acoplado à nova estrutura, também pela manhã e à tarde.

Desde o registro de Covid-19 no município, a Prefeitura – por intermédio do Comitê de Enfrentamento de Doenças Transmissíveis – vem adotando e alterando as estratégias de enfrentamento, buscando sempre melhor atender à população, conforme descreve o médico.

Menor disseminação

O objetivo do Ambulatório de Campanha é evitar que pessoas com Síndrome Gripal ou possivelmente infectadas pelo novo Coronavírus circulem pelas unidades de Saúde da cidade reduzindo, portanto, as chances de contágio viral.

Todos os trespontanos com sintomas de Síndrome Gripal devem se dirigir ao Ambulatório erguido ao lado do PAM

Previous post

Sebrae Minas lança podcast para empreendedores e pequenos negócios

Next post

Eleições 2020 - Agentes públicos têm condutas vedadas