Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Coronavírus – Prefeitura de Três Pontas inicia desinfecção de espaços públicos

A Prefeitura de Três Pontas realiza nesta Quinta-feira Santa (9) mais uma ação de combate ao novo Coronavírus. Logo pela manhã, uma equipe especializada e terceirizada pelo Município deu início à sanitização do espaço público. As imediações da Prefeitura, Câmara, Fórum e agências bancárias se tornaram o ponto de largada para a medida de higienização e eliminação de agentes causadores de doenças.

Acompanhando o trabalho, ao lado do prefeito Marcelo Chaves Garcia (MDB), estava o secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcelo de Figueiredo Gomes, que também responde pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (VA/SMS). Ele explica que na primeira etapa, a desinfecção se estenderá até a Praça Cônego Victor. “O produto será aplicado, inclusive em todo o pátio das três praças que estão neste mapa: da Prefeitura, da Fonte e da Matriz d’Ajuda”.

Segundo Marcelo Gomes, a ação começa por um espaço onde há maior movimentação de trespontanos por abrigar repartições públicas, agências financeiras e comércio – embora ainda esteja em vigor o decreto que orienta os trespontanos ficarem em casa. O secretário explica que se o local é mais frequentado, logicamente, há mais chances de contaminação por microorganismos. “Não temos casos confirmados do Coronavírus em nossa cidade, mas possivelmente o vírus já está circulando por aqui, então, tentamos agir de forma preventiva, eliminando possíveis focos através de produto saniante”, completa.

O prefeito Marcelo Chaves, o empresário responsável pela sanitarização nesta primeira etapa, Guilherme Borges Frota e o secretário Marcelo Gomes (Crédito: reprodução)

Na segunda etapa, a atenção se voltará a pontos ligados à saúde pública. Serão higienizadas as áreas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Pronto Atendimento Municipal (PAM), Policlínica, Centro Pediátrico e Santa Casa.

A intenção, ressalta Gomes, é que o trabalho seja sequenciado por agentes de Endemias da Prefeitura. Isso porque, esclarece o secretário,  o ideal é que o produto seja aplicado no mesmo local pelo menos duas vezes por semana.

Produto é eficaz e não agride a saúde de pessoas e animais

O produto usado na sanitização é o amônia quartenária – altamente eficaz contra fungos, bactérias e vírus. A ação no ambiente dura 72 horas, daí a importância de reaplicação diante de uma pandemia como a do Coronavírus.

Marcelo Gomes afirma que o desinfetante não causa corrosão e, portanto, pode ser aplicado sobre paredes, vidros, ferragens etc. Também destaca que não é tóxico às pessoas e animais.

“Estamos contando com o apoio da Guarda Civil Municipal e o trabalho, que é coordenado pela Vigilância Ambiental, está fluindo muito bem”, finaliza.


Abaixo, vídeo da ação preventiva iniciada hoje (9) pela Prefeitura Municipal de Três Pontas. 

Sanitização dos Pontos de Aglomerações.

Sanitização Profissional nas ruas de Três Pontas, Minas Gerais! Aqui a batalha não para! Força Tarefa COVID-19!

Posted by Prefeitura Municipal de Três Pontas on Thursday, April 9, 2020

Previous post

Semana Santa - Participe do Tríduo Pascal com as Paróquias de Três Pontas

Next post

Veja quais farmácias estão de plantão em TP nesta Sexta-Feira Santa