Luto

Corpo de Padre Felipe de Assis será velado e sepultado na Matriz d’Ajuda em Três Pontas

O corpo do padre Felipe Alves de Assis será velado na Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda, em Três Pontas. O velório terá início no começo da tarde desta quinta-feira (29). Em Comunicado Oficial, a Paróquia d’Ajuda informa que haverá Missa às 18h30min e também às 21 horas.

Já a Missa e Rito de Encomendação acontecerão amanhã (30), às 9 horas, presididos pelo bispo da Diocese de Paranaguá (PR), Dom Edmar Peron, seguidos do sepultamento na Cripta da Matriz d’Ajuda.

Padre Felipe tinha 32 anos. Há aproximadamente 30 dias, ele começou a apresentar problemas de saúde, quadro que se agravou nas duas últimas semanas. Diagnosticado com Histoplasmose Pulmonar, na quarta-feira (28) ele foi transferido do Hospital Unimed de Três Pontas – cidade onde passava férias, para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá. Por volta das 2 horas de hoje, padre Felipe sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Trajetória de Vida

Felipe Alves de Assis nasceu em Três Pontas, filho de Maria Sueli de Assis e irmão de Otávio. Na Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, foi coroinha e acólito. Em 2006, entrou para a Ordem de Santo Agostinho, sempre motivado pelo padre também de Três Pontas, Roberto Donizetti de Carvalho. De 2007 a 2009, cursou Filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino de Belo Horizonte, desenvolvendo os trabalhos pastorais na Paróquia Cristo Redentor – em sua terra natal.

Em 2010, na ordem de Santo Agostinho, em Bragança Paulista (SP), fez o noviciato. De 2011 a 2013, cumpriu trabalhos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Três Pontas. Iniciou o curso de Teologia no Instituto Teológico de São Paulo e os trabalhos foram sequenciados na Paróquia São Pedro,  em Diadema (SP).

Em outubro de 2013, Felipe deixou a Ordem Agostiniana e retornou para Três Pontas onde lecionou nas escolas estaduais Presidente Tancredo Neves e Professora Marieta Castro. Em agosto de 2014, a convite do já falecido bispo de Paranaguá (PR), Dom João Alves dos Santos, voltou para o seminário e foi morar na referida cidade, trabalhando na Paróquia São Cristóvão.

Em 2015, concluiu Teologia no Estudium Theologicum Faculdade Claretiana de Teologia, em Curitiba (PR). De janeiro a julho de 2016, fez estágio pastoral na Paróquia São José, em Pontal do Paraná (PR). Em julho foi para Tunas do Paraná, para a Paróquia São Francisco de Assis, onde fez o estágio pastoral como seminarista e lá permaneceu.

Felipe Alves de Assis foi ordenado diácono no dia 10 de agosto de 2018 e assumiu a administração da Paróquia São Francisco de Assis, em Tunas, no dia 9 de setembro. No dia 8 de dezembro também de 2018, foi ordenado presbítero na Igreja Catedral de Paranaguá e permaneceu na Paróquia de Tunas, onde foi nomeado assessor diocesano da Juventude da Diocese de Paranaguá.

A doença

A Histoplasmose Pulmonar é uma doença causada pelo fungo “Histoplasma capsulatum”, presente nas fezes de aves e morcegos. No organismo, ele pode causar inflamações diversas que surgem em pontos como o pulmão e podem ir se espalhando por outros órgão, tais como fígado e baço. Quando acontece uma demolição de uma construção antiga ou uma limpeza que levante muita terra e pó, os esporos do fungo se espalham pelo ar, podendo ser inalado pelos indivíduos. E assim se dá a transmissão da Histoplasmose.

(Biografia: Fonte: Equipe Positiva)

Previous post

Covid-19: Adolescentes entre 12 a 17 anos serão incluídos na vacinação

Next post

Emoção aflora durante Missa e Sepultamento de Padre Felipe de Assis, em Três Pontas