DestaquesEducação, Cultura e Lazer

Cultura e Turismo inicia projeto para transformar o Clube da Esquina em Patrimônio Imaterial de Minas Gerais

Para celebrar o ano da Mineiridade, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), vai exaltar as manifestações artísticas e as tradições que tornam a cultura mineira uma identidade única e diversa de nosso povo. E uma dessas ações consiste em um projeto para conferir à obra do Clube da Esquina o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais.

O início do projeto, reunindo informações relevantes sobre o trabalho do Clube da Esquina ao longo dos anos, ficará a cargo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), que em breve dará início ao invnetário. O Clube da Esquina completa 50 anos de história em 2022. O grupo é um dos mais relevantes no cenário nacional, sendo responsável por cantar as belezas de Minas em diferentes melodias e composições.

De acordo com o secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o objetivo desse projeto é evidenciar e perpetuar a vasta produção do Clube da Esquina. “No ano da Mineiridade efetivar a obra do Clube da Esquina como originalidade da criação artística do estado é o primeiro passo para o reconhecimento administrativo pela Unesco. Porém, tal como nosso barroco único, nossa modernidade síntese de brasilidade”, destaca Oliveira.

O secretário também complementa que essa iniciativa exaltará a arte, a cultura, a história e o sentimento de orgulho do povo mineiro. “Os grandes do Clube da Esquina são eternos. Gênios de singularidade que transcende países, nações e certamente, a eternidade. Patrimônio Cultural da Mineiridade e sua grande expressão, é marca indenitária da nossa cultura montanhesa, leve e de afeto profundo: mineiríssima e mundial e aos gênios de sua criação, a gratidão do povo mineiro”, conclui.

Cultura e Turismo inicia projeto para transformar o Clube da Esquina em Patrimônio Imaterial de Minas Gerais

De acordo com o secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o objetivo desse projeto é evidenciar e perpetuar a vasta produção do Clube da Esquina

(Fonte: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo)

Previous post

IBGE prorroga inscrições para processo seletivo do Censo 2022. Subárea de Três Pontas oferece 98 vagas

Next post

Festa de São Sebastião em Três Pontas terá Novena, Almoço Especial e Sorteio de Imagem do Mártir