Entretenimento em Três Pontas

Cultura: Sarau no Quintal “Cor de Rosa Choque” será em homenagem às mulheres

Por Mariana Tiso (Estagiária)

Mulher 3

(Ilustrativa Net)

Depois do Sarau no Quintal estrear este ano com o tema Recomeçar, o evento deste mês de março estará mais rosa, especialmente para homenagear a todas as mulheres!

A Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Três Pontas realizará o Sarau “Cor de Rosa Choque” nesta quinta-feira (10), a partir das 19h30min, na Casa da Cultura Alfredo Benassi.

O encontro reunirá o Coral Cigarras Cor de Rosa, os queridinhos Bia e Gabriel, Danilo Santos, Wallace Naves e outros mais, ou seja, terá muita música boa, além de poesia e arte.

Quem quiser cantar, declamar, expor algum trabalho deve entrar em contato com a Secretaria pelo telefone 3266-6246 ou no endereço: Rua Barão da Boa Esperança, 45 – Centro.

“Cor de Rosa Choque” é uma música de Roberto de Carvalho, interpretada por Rita Lee, feminista declarada que dedicou muitas músicas à libertação dos preconceitos sobre a mulher. É nesse clima que o Sarau no Quintal deste mês será realizado, então, participe!

Neste 8 de Março – Dia Internacional das Mulheres – o Sintonizeaqui deseja a todas que continuem tendo força para lutar!

“Mulher é bicho esquisito. Todo o mês sangra. Um sexto sentido. Maior que a razão. Gata borralheira. Você é princesa. Dondoca é uma espécie. Em extinção…”
(“Cor de Rosa Choque”)

Uma das versões mais divulgadas sobre o 8 de março

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. 

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Sarau no Quintal Cor de Rosa Choque Dia Internacional Mulher

Previous post

A mulher do século XXI e sua inserção no mercado de trabalho

Next post

Apae de Três Pontas comemora grandes conquistas