Outros

Devotos rezam para comemorar um ano da Beatificação de Padre Victor

Segunda-feira, tarde chuvosa. Nem o horário, nem as águas vindas com fartura do céu impediram que a Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda, no Centro de Três Pontas, fosse completamente tomada pelos fiéis.  Centenas de devotos, alguns turistas, participaram da Missa que comemorou o primeiro aniversário de Beatificação de Padre Victor. Há um ano, o então Servo de Deus era proclamado Beato em solenidade histórica realizada no Aeródromo Leda Mello de Rezende, mediante a presença de aproximadamente 30 mil pessoas e, entre as autoridades da Igreja, o Cardeal Angelo Amato, representante do Papa Francisco.

Hoje (14), o Bispo Emérito da Diocese da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, que celebrou na cerimônia de Beatificação, estava no altar ao lado dos Padres Ednaldo Barbosa (Paróquia N S d’Ajuda), Rogério Augusto da Silva (Paróquia Cristo Redentor), Roberto Donizetti de Carvalho (Boa Esperança), André (Três Corações) e Luzair Coelho de Abreu (Paróquia Santo Antônio-Campanha/Chanceler da Cúria Diocesana).  Foi uma Missa de cânticos suaves, de devotos emocionados, de uma comunidade participativa.

Presidindo, Padre Ednaldo lembrou o pedido feito por Dom Diamantino ao Sumo Pontífice. “(…) inscrever no número de beatos da Santa Igreja, o Venerável Servo de Deus Francisco de Paula Victor”. E Padre Roberto, recordou, então, a resposta positiva vinda do Papa, em 9 de novembro de 2015. Enquanto eram lidas as letras apostólicas os sinos da Matriz tocaram alegremente.

Padre Rogério foi quem pregou, destacando no Evangelho a dádiva trespontana de poder celebrar em 14 de novembro a memória de duas pessoas importantes para a vida da Igreja Diocesana: o Beato Padre Victor e a fundadora do Carmelo São José, Madre Tereza Margarida do Coração de Maria – Nossa Mãe. Depois de uma vida dedicada a praticar a fé, o amor e ao cuidar do próximo, “Nossa Mãe” descansou em 14 de novembro de 2005 e o processo de Beatificação da Madre Carmelita já foi aberto e aceito no Vaticano.

“A um ano atrás nós tivemos aqui uma grata satisfação de vermos ser levado à honra dos altares o Anjo Tutelar de Três Pontas. Todos estamos de parabéns e também agradecidos ao nosso Deus que sempre provamos porque fez maravilhas em seu fiel seguidor e que certamente também quer continuar fazendo em cada um de nós. O que importa é que sejamos realmente alertos e o coração esquentado a rezar pela Sua palavra para que possamos então praticar o bem, praticar a caridade como o nosso Beato Francisco de Paula Victor”, finalizou Dom Diamantino.

padre-victor-um-ano-beatificacao-missa-16

Sinos de Padre Victor foram restaurados e já tocam automaticamente

Segundo Padre Ednaldo Barbosa, os sinos da época de Padre Victor foram restaurados e voltaram a tocar nesta segunda-feira. Dois pesam 310 quilos, um pesa 210 quilos e um quase 60 quilos. “Conseguimos fazer essa restauração graças ao dinamismo que vocês vêm dando à Paróquia”, agradeceu.

Ainda conforme explicou o Pároco, para que o campanário fique completo é preciso restaurar ainda um sino de 500 quilos, que dará nota mais grave à melodia. “Essa majestosa Igreja merece e esse sino não poderá ter outro nome a não ser Sino Beato Padre Victor”.

Padre Ednaldo completou: “se ele a tantos anos atrás colocou esses sinos nas torres da igreja antiga e hoje voltam a tocar convocando o povo para louvar a Deus, é a vida e o exemplo de Padre Victor. Que a exemplo dele possamos fazer ecoar a graça de Deus, o nome de Jesus Cristo por essas terras (…)”.

Encerrada a Missa Solene, devotos se dirigiram ao altar para tocar o relicário do Beato.

Previous post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas