Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Prefeitura e Conselho da Mulher encerram Outubro Rosa em grande estilo

Uma semana de muito trabalho e de empenho no sentido de ampliar a divulgação sobre a importância de se prevenir e de realizar exames que possam detectar o câncer de mama precocemente – quando há maior possibilidade de cura. É este o balanço da Prefeitura de Três Pontas em relação aos seis dias de atividades do Outubro Rosa. O movimento que começou domingo foi encerrado há pouco.

Desde o início da manhã, muitos trespontanos e pessoas que passaram pela Cidade, tais como, vendedores se integraram às ações na Praça Cônego Victor. Para atrair o público houve apresentações musicais pela Corporação Luiz Antônio Ribeiro e pelo Grupo Cigarras Cor-de-Rosa. Quem lá esteve pode ainda prestigiar e adquirir peças produzidas pela Associação de Artesãos e Artistas Plásticos de Três Pontas (Arplast).

No quesito saúde foram oferecidos de graça os serviços de aferição da pressão arterial e da glicemia capilar.

Violência – Três Pontas é incluída em projeto piloto da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Paralelamente à missão de alertar, sobretudo, as mulheres quanto ao câncer de mama outro atendimento foi incluído na programação e agradou. A Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, que ganha o singelo apelido de ônibus rosa, chamou a atenção e bastante gente entrou para conhecer a estrutura que integra um projeto piloto da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese)/Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

O ônibus já passou por Dom Viçoso, São Sebastião da Bela Vista, São Bento Abade e chegou a Três Pontas para prestar possíveis atendimentos individuais à mulheres em situação de violência.

Outubro Rosa Final Prefeitura OitoEnquanto uma equipe esperava a visita na unidade móvel, ao lado a coordenadora Especial de Políticas Públicas, Rebeca Rohlfs, articulava uma roda de conversa sobre a cultura machista e os vários tipos de violência praticados contra as mulheres: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. Até crianças entraram no bate-papo informativo.

A coordenadora falou ainda sobre o despreparo das equipes nas delegacias, o que pode ocasionar uma inversão no caso e o agressor passar a ser tratado como vítima. Ela explicou que Minas avança quanto à articulação das ações. O Estado tem buscado preparar os profissionais para que o atendimento às mulheres vítimas de violência seja adequado e humanizado nas delegacias, nas unidades de saúde, enfim, são várias frentes de atuação. Rebeca Rohlfs mencionou ainda que a Polícia Civil está aberta a essa capacitação.

No período da tarde, a coordenadora se reuniu com lideranças do Município. No Salão Paroquial D’Ajuda, foi proposta a formação de uma rede local para debater o assunto violência contra a mulher e cobrar ações efetivas.

Outubro Rosa Final Prefeitura Sete

Autoridades municipais dos poderes Executivo e Legislativo recepcionam o Secretário Eduardo Bernis (ao centro)

Secretário visita Três Pontas no encerramento das ações

O Secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Eduardo Bernis, passou parte da manhã desta sexta-feira (24) em Três Pontas. Ele foi recebido pelo prefeito Paulo Luis Rabello, pelo vice Erik dos Reis Roberto e por vereadores, dentre eles, o presidente da Câmara Sérgio Eugênio Silva e Valéria Evangelista Oliveira que se empenhou bastante para a realização das ações do Outubro Rosa na Cidade.

Em particular com as lideranças locais, enquanto tomava um café, o secretário parabenizou o Município pelo envolvimento no Outubro Rosa e por aceitar as unidades móveis do Estado durante as comemorações, numa demonstração de atenção especial às mulheres e aos trabalhadores em geral.

Disse também que espera que o governador eleito apoie o projeto de atendimento às mulheres em situação de violência, sequenciando o trabalho da Sedese que já alcançou vários êxitos, mas que tem ainda muito a conquistar em nome da qualidade de vida, da segurança, enfim, da preservação da integridade e dos direitos das mineiras.

Outubro Rosa Final Prefeitura UmAlém do ônibus rosa outra unidade da Secretaria prestou orientações e serviços aos trespontanos. O assunto foi trabalho, emprego e renda.

As atividades desta semana especial foram assinadas pela Prefeitura, por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Apoiaram os eventos a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Secretaria Municipal de Saúde, CRAS I, CRAS II, CREAS, Câmara Municipal de Três Pontas, Kapeh Cosméticos, CEDUP – Cursos Profissionalizantes, Lions Club e Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

Neste sábado (25), às 9 horas, na Praça Cônego Victor terão início as últimas ações do Outubro Rosa realizadas pelo Grupo de Apoio Combate ao Câncer Amigas Guerreiras. Também às 9 horas haverá aula de zumba gratuita no Trespontano Olímpico Clube (TOC), iniciativa do instrutor Myller Bueno.

 

 

 

 

Previous post

TOC recebe neste sábado etapa da Copa Minas Gerais de Natação

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *