Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Prefeitura e Conselho da Mulher encerram Outubro Rosa em grande estilo

Uma semana de muito trabalho e de empenho no sentido de ampliar a divulgação sobre a importância de se prevenir e de realizar exames que possam detectar o câncer de mama precocemente – quando há maior possibilidade de cura. É este o balanço da Prefeitura de Três Pontas em relação aos seis dias de atividades do Outubro Rosa. O movimento que começou domingo foi encerrado há pouco.

Desde o início da manhã, muitos trespontanos e pessoas que passaram pela Cidade, tais como, vendedores se integraram às ações na Praça Cônego Victor. Para atrair o público houve apresentações musicais pela Corporação Luiz Antônio Ribeiro e pelo Grupo Cigarras Cor-de-Rosa. Quem lá esteve pode ainda prestigiar e adquirir peças produzidas pela Associação de Artesãos e Artistas Plásticos de Três Pontas (Arplast).

No quesito saúde foram oferecidos de graça os serviços de aferição da pressão arterial e da glicemia capilar.

Violência – Três Pontas é incluída em projeto piloto da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Paralelamente à missão de alertar, sobretudo, as mulheres quanto ao câncer de mama outro atendimento foi incluído na programação e agradou. A Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, que ganha o singelo apelido de ônibus rosa, chamou a atenção e bastante gente entrou para conhecer a estrutura que integra um projeto piloto da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese)/Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

O ônibus já passou por Dom Viçoso, São Sebastião da Bela Vista, São Bento Abade e chegou a Três Pontas para prestar possíveis atendimentos individuais à mulheres em situação de violência.

Outubro Rosa Final Prefeitura OitoEnquanto uma equipe esperava a visita na unidade móvel, ao lado a coordenadora Especial de Políticas Públicas, Rebeca Rohlfs, articulava uma roda de conversa sobre a cultura machista e os vários tipos de violência praticados contra as mulheres: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. Até crianças entraram no bate-papo informativo.

A coordenadora falou ainda sobre o despreparo das equipes nas delegacias, o que pode ocasionar uma inversão no caso e o agressor passar a ser tratado como vítima. Ela explicou que Minas avança quanto à articulação das ações. O Estado tem buscado preparar os profissionais para que o atendimento às mulheres vítimas de violência seja adequado e humanizado nas delegacias, nas unidades de saúde, enfim, são várias frentes de atuação. Rebeca Rohlfs mencionou ainda que a Polícia Civil está aberta a essa capacitação.

No período da tarde, a coordenadora se reuniu com lideranças do Município. No Salão Paroquial D’Ajuda, foi proposta a formação de uma rede local para debater o assunto violência contra a mulher e cobrar ações efetivas.

Outubro Rosa Final Prefeitura Sete

Autoridades municipais dos poderes Executivo e Legislativo recepcionam o Secretário Eduardo Bernis (ao centro)

Secretário visita Três Pontas no encerramento das ações

O Secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Eduardo Bernis, passou parte da manhã desta sexta-feira (24) em Três Pontas. Ele foi recebido pelo prefeito Paulo Luis Rabello, pelo vice Erik dos Reis Roberto e por vereadores, dentre eles, o presidente da Câmara Sérgio Eugênio Silva e Valéria Evangelista Oliveira que se empenhou bastante para a realização das ações do Outubro Rosa na Cidade.

Em particular com as lideranças locais, enquanto tomava um café, o secretário parabenizou o Município pelo envolvimento no Outubro Rosa e por aceitar as unidades móveis do Estado durante as comemorações, numa demonstração de atenção especial às mulheres e aos trabalhadores em geral.

Disse também que espera que o governador eleito apoie o projeto de atendimento às mulheres em situação de violência, sequenciando o trabalho da Sedese que já alcançou vários êxitos, mas que tem ainda muito a conquistar em nome da qualidade de vida, da segurança, enfim, da preservação da integridade e dos direitos das mineiras.

Outubro Rosa Final Prefeitura UmAlém do ônibus rosa outra unidade da Secretaria prestou orientações e serviços aos trespontanos. O assunto foi trabalho, emprego e renda.

As atividades desta semana especial foram assinadas pela Prefeitura, por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Apoiaram os eventos a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Secretaria Municipal de Saúde, CRAS I, CRAS II, CREAS, Câmara Municipal de Três Pontas, Kapeh Cosméticos, CEDUP – Cursos Profissionalizantes, Lions Club e Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

Neste sábado (25), às 9 horas, na Praça Cônego Victor terão início as últimas ações do Outubro Rosa realizadas pelo Grupo de Apoio Combate ao Câncer Amigas Guerreiras. Também às 9 horas haverá aula de zumba gratuita no Trespontano Olímpico Clube (TOC), iniciativa do instrutor Myller Bueno.

 

 

 

 

Sem comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícia anterior

TOC recebe neste sábado etapa da Copa Minas Gerais de Natação

Próxima notícia

Farmácias de Plantão em Três Pontas