Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Primeira Vacina contra a Dengue deve chegar ao mercado brasileiro ainda neste primeiro semestre

Vacina contra Dengue 1

Fabricante assegura que proteção é de 66% contra os quatro tipos de vírus que provocam a Dengue (Foto: Ilustrativa Net)

Entusiasmados com a aproximação das festas de final de ano, muitos brasileiros deixaram passar em branco uma decisão importante tomada na segunda-feira (28). Na data, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro, portanto, o uso da primeira vacina contra a Dengue no Brasil, a Dengvaxia.

O medicamento foi desenvolvido pelo laboratório francês Sanofi Pasteur e, segundo o fabricante, oferece proteção contra os quatro tipos de vírus que provocam a doença. A vacina já foi testada em mais de 30 mil pessoas em 80 países, inclusive no Brasil. A indicação é para a faixa etária dos 9 aos 45 anos.

Ainda não há uma data definida para que a dose preventiva chegue ao mercado, mas isso deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2016. Inicialmente, o medicamento será disponibilizado para a rede particular de laboratórios. Segundo a EBC Agência Brasil, assim que a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos definir o valor de cada dose, será a vez de a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS avaliar se vale a pena incorporar o produto ao sistema público de imunizações. O governo vai avaliar custo, efetividade e impactos epidemiológico e orçamentário da incorporação da vacina ao Sistema Único de Saúde”.

Mosquito da Dengue 1O Brasil é o terceiro país a aprovar o uso da Dengvaxia, depois de México e Filipinas. O fabricante assegura que o medicamento apresenta um índice de proteção de cerca de 66%. Segundo as pesquisas, a vacina preveniu a hospitalização em 80% dos casos e diminuiu em 93% a ocorrência da Dengue Hemorrágica.

A vacina é produzida em uma fábrica em Lyon, na França, com capacidade de desenvolver 100 milhões de doses por ano. As áreas endêmicas terão prioridade.

O Brasil registrou mais de 1,5 milhão de casos de Dengue até o final de novembro de 2015, com mais de 800 mortes.

Previous post

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais abre inscrições

Next post

Jacaré de 1,5 metros aparece na porta da cozinha em Fazenda de Cana Verde