Oportunidades

Projeto ‘Minas Franquia’ está com inscrições abertas

Abrir o próprio negócio, recebendo todo o suporte para os primeiros passos de uma empresa, é o desejo de muita gente que sonha empreender um dia, para ter uma marca consolidada. Uma oportunidade para conquistar esse sonho é a compra de uma franquia, mercado que não para de crescer no país. Para estimular o sistema de “franchising”, o Sebrae Minas desenvolve o projeto “Minas Franquia”, que existe há sete anos e tem o objetivo de estruturar pequenas e microempresas, com potencial de crescimento para que se tornem franqueadoras. O programa está com inscrições abertas até o dia 27 de março, para todo o Sul de Minas, e irá iniciar no mês de abril, com encontros mensais que irão ocorrer no Sebrae de Varginha. Os interessados podem obter informações pelo e-mail caio.cesar@sebraemg.com.br ou pelo telefone (35) 3690-5100.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor no Brasil em 2018 cresceu 7,1% em relação ao ano anterior. A receita total do mercado de franquias saltou para R$ 174,843 bilhões no período. O levantamento revelou ainda que o mercado de franquias em Minas Gerais expandiu 22% em número de redes no ano passado, atingindo o patamar de 704 marcas em operação em todo o estado. As operações de franchising em Minas faturaram R$ 13,4 bilhões em 2018, o que representa um crescimento de 13,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já em número de unidades, o mercado mineiro expandiu 14%, com 8.393 operações. A maioria das unidades no estado atua nos mercados de Saúde, Beleza e Bem-Estar (22,6%), Alimentação (22,5%) e Serviços Educacionais (14,1%). Minas é o terceiro estado da nação em número de redes e unidades de franquias em operação. Nas primeiras colocações em ambos os rankings estão São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

Principais benefícios da franquia

  • Uso de capital externo
  • Fortalecimento da marca
  • Ganho de escala junto aos fornecedores
  • Controle da rede
  • Criação de barreiras para a concorrência
  • Obtenção de lucro

Para participar do projeto ‘Minas Franquia’ é necessário

  • Ter registro da marca no INPI
  • Ter no mínimo 2 anos de empresa
  • Estar em dia com as obrigações fiscais
  • Ter os processos e padrões da empresa documentados
  • Ter um negócio a ser replicado
  • Ser um empresário com visão de futuro
  • Ter mais de uma loja ou escritório

Exemplo de sucesso

A franquia ORTHOclínicas nasceu em Ilicínea, no Sul de Minas e alcançou outras seis cidades. O proprietário da marca, Fabrício Figueiredo Mendes, participou do projeto do Sebrae Minas há apenas um ano, se capacitou e, atualmente, oferece o “caminho das pedras” para outros dentistas que estão chegando ao mercado. Para ele alguns dos benefícios da franquia, na área de odontologia, é a possibilidade de organização da gestão, cadastro de fornecedores e descontos em compras de materiais, itens que costumam causar preocupação em profissionais recém-formados, quando abrem o próprio consultório. “Hoje, dedico a maior parte do meu tempo à gestão da franquia, que pretendo expandir e chegar a 12 cidades até o final deste ano”, afirma Fabrício.

(Juliana Campos – Assessoria de Imprensa Regional Sul de Minas Varginha/MG – Foto Página Inicial: Carlos Muza 84523)

Previous post

Mudanças climáticas: considerações necessárias

Next post

6ª FECOM traz excelentes oportunidades aos produtores da região