Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

SAMU chega ao Sul de Minas

Samu Três Pontas 3.jpg

Governador de Minas, Fernando Pimentel, discursa na solenidade de inauguração do SAMU Sul de Minas

O Governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), cumpriu agenda em Varginha na sexta-feira (30). Ele veio para inaugurar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Central Operativa da Rede de Urgência da Região do Sul de Minas. O Serviço, parceria do Governo Federal, Estadual e Municipais, atenderá a 153 cidades da região, através de 34 bases, somando atendimentos a mais de 2 milhões e 700 mil habitantes nos casos de urgência e emergência.

Na oportunidade, o Governador entregou aos prefeitos dos 34 municípios que possuem bases descentralizadas, chaves de ambulâncias, que são classificadas como USA (Unidade de Suporte Avançado) e USB (Unidade de Suporte Básico).

Três Pontas é uma das cidades agraciadas com a base. Ela está localizada na Avenida Oswaldo Cruz, ao lado da sede da Guarda Civil Municipal (GCM), abaixo da rodoviária. Na Unidade trespontana atuarão 10 profissionais que prestarão os atendimentos às urgências e emergências no Município e que servirão também às comunidades de Santana da Vargem, Coqueiral, Boa Esperança e Ilicínea.

Samu Três Pontas 1.jpg (2)

Prefeito de Três Pontas, Paulo Luis, recebe chave da ambulância USB entregue pelo Governador Pimentel

O Prefeito, Paulo Luis Rabello (PPS), compareceu ao evento de sexta-feira para receber do Governador a ambulância do SAMU, tipo USB. Segundo o Administrador Municipal, além de socorros in loco, a transferência de pacientes de urgências e emergências para outras cidades também poderá ser feita pelo SAMU. O Serviço passa a ser responsável (a exemplo do SUSFácil) pela busca de vagas em hospitais da região, o que deverá agregar agilidade ao procedimento. Até então, antes da chegada do Serviço, todas as vezes que o Município precisava de ambulância UTI era preciso acionar empresa vencedora de processo licitatório em Itajubá. A dependência gerava atraso no atendimento.

Durante a solenidade foi esclarecido que todas as solicitações de urgência e emergência desses municípios deverão ser feitas pelo número 192. Sendo assim, as chamadas para a ambulância no Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Três Pontas devem ser feitas através do 3266-6265.

Samu Três Pontas 6.jpg

Integrantes da equipe do SAMU Três Pontas acompanhados do Prefeito Paulo Luis

Além do Governador, estiveram na cerimônia, o Ministro da Saúde Arthur Chior, os Secretários de Estado Fausto Pereira dos Santos (Saúde), Odair Cunha (Governo) e Helvécio Magalhães (Planejamento e Gestão), o Presidente do Cissul (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas) e Prefeito de Monte Sião João Paulo Ribeiro, o Prefeito de Varginha Antônio Silva, parlamentares estaduais e federais, além dos trabalhadores do SAMU.

“Agora, a região do Sul de Minas está preparada e contará com o apoio do Ministério da Saúde e do Governo do Estado para auxiliar no que for preciso, no atendimento na rede de urgência e emergência, e garantir à população mineira um atendimento de saúde digno e de qualidade”, disse Chioro, durante a inauguração.

O Governo Federal investiu R$ 6,8 milhões para implantar o SAMU na região. O recurso foi destinado a construção e compra de veículos, materiais, mobiliário, equipamentos de tecnologia de informática e rede. Já o Governo de Minas participou com R$ 3 milhões. A estrutura deveria estar atendendo aos 153 municípios do Sul de Minas desde outubro do ano passado, porém, problemas com convênios, mudanças no Governo Mineiro e a falta de médicos para o quadro de serviços levaram  a três adiamentos.

Agora, o Serviço já foi iniciado nas cidades de Alfenas, Aiuruoca, Andradas, Boa Esperança, Cambuí, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Extrema, Guapé, Guaxupé, Itajubá, Lambari, Lavras, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Ouro Fino, Paraisópolis, Passos, Piumhi, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha.  

SAMU Regional

O complexo regulados do SAMU Macro Sul está localizado em Varginha, no prédio da Central Operativa de Regulação, no Bairro Boa Vista.

Ao todo, 619 profissionais trabalharão no SAMU Macro Sul, sendo 67 médicos, 68 enfermeiros, 202 técnicos em enfermagem, além de condutores de veículos, farmacêuticos e trabalhadores administrativos.

Com o SAMU Macro Sul, 475 dos 853 municípios mineiros terão acesso ao serviço, o equivalente a 55,69% de cobertura, atendendo cerca de oito milhões dos 20,7 milhões de habitantes do Estado (38,91% de cobertura). O programa já está implantado no Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte, Nordeste e Sudeste de Minas.

(Colaboração: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Três Pontas e Cissul)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Previous post

Aquecimento - Banda de Marchinhas e Batucada dos Meninos da Vila preparam Três Pontas para o Carnaval 2015

Next post

1º Ato – Trespontanos iniciam movimento para cobrar do Governo do Estado providências para a MG-167 - A “Rodovia da Morte do Sul de Minas”