Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Segurança no trabalho é assunto de semana especial na Santa Casa de Três Pontas

Ampliar a informação e o aprendizado. Alertar para a importância e a necessidade de trabalhar com atenção e segurança. Buscar a integração dos funcionários. Promover a confraternização das equipes. Disponibilizar momentos de descontração.

São estas as finalidades da 3ª Sipat – Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho – realizada na Santa Casa de Misericórdia Hospital São Francisco de Assis de Três Pontas. O evento será encerrado na tarde desta sexta-feira (21).

3ª Sipat Santa Casa 1De acordo com o Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática, Wilson Machado (foto ao lado) o funcionário mais informado, preparado, confiante e com maior disposição para as atividades que executa na Instituição além de correr menor risco de se acidentar, presta melhor atendimento aos pacientes.

“O ritmo é exaustivo, o pessoal lida com vidas, com pessoas que chegam aqui debilitadas física e emocionalmente. Os funcionários precisam de um suporte para que possam dar continuidade às suas missões com entusiasmo, serenidade, dando ao paciente e à família o ‘feedback’ que eles esperam e, lógico, para que tenham precaução evitando, assim, acidentes que possam tirá-los temporariamente do serviço ou que os levem à contaminação”, explica Wilson Machado.  

É isso que o evento tenta promover há três anos. E tem dado certo. O Técnico em Segurança do Trabalho comenta que a cada seis meses elabora um gráfico. As estatísticas são positivas. No semestre passado, por exemplo, aconteceram três acidentes com material perfuro cortante. Há um ano, chegou-se a registrar no semestre 10 acidentes da mesma modalidade, portanto, houve uma redução de quase 80% atribuída à Sipat.

“Os funcionários colocam as informações, as orientações, os conselhos em prática e todos ganham com isso. Além da Sipat e de um Curso de Brigadistas que a gente realiza em agosto, existe a educação continuada que eu executo por setores o ano inteiro e temos ainda uma Psicóloga que nos dá apoio”.

Dia a Dia

Na segunda-feira (17), os funcionários presenciaram a palestra da Enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Prefeitura Municipal, Keila Cecília Ricardo, com o tema “Prevenção, Monitoramento de Material Biológico”. Eles tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos e foram conscientizados, ainda mais, sobre como trabalhar com pacientes portadores de Hepatites, Tuberculose, Aids e outras doenças contagiosas.

“Dedetização e Inseto” foi o assunto abordado na terça (18). Wilson Machado explica que manter o ambiente hospitalar livre de formigas, baratas, ratos, pombos e outros é de suma importância porque os indesejáveis visitantes incomodam e podem transmitir doenças aos servidores e àqueles que já estão lutando para sair de um quadro de enfermidade. Quem ministrou a palestra foi o Engenheiro Agrônomo, Guilherme Borges Frota, gerente sócio da Atack de Varginha, empresa que presta serviços à Santa Casa trespontana.

Um  vídeo-palestra com o professor Gretz trouxe o “Entusiasmo e Relacionamento no Trabalho”. Com muito humor, o conferencista – um dos maiores do País – mostrou que as pessoas fazem a diferença quando estão bem orientadas, motivadas e que desempenham suas tarefas com maior qualidade. O professor defende ser necessário motivar os integrantes de toda a empresa porque, analisa, a somatória de todos forma um grupo forte e preparado para vencer. Superação, lealdade, dedicação ao trabalho e humildade para aprender coisas novas são conselhos sempre deixados pelo professor.

Enfermeira Cacilda ministra palestra no penúltimo dia da Sipat

Enfermeira Cacilda ministra palestra no penúltimo dia da Sipat

No penúltimo dia da 3ª Sipat, a Enfermeira Supervisora da UTI, Cacilda Aparecida Rodrigues Gaspar, falou sobre “Stress do Profissional de Enfermagem dentro de Setor Fechado – UTI”. Segundo o Técnico em Segurança do Trabalho, a UTI e o Centro Cirúrgico são dois setores onde os funcionários chegam e ficam o tempo todo. O espaço reduzido, a responsabilidade que muitas vezes impede o funcionário de se ausentar para suprir necessidades pessoais, por exemplo, almoçar na hora certa ou simplesmente ir ao banheiro, são fatores que podem levar ao stress, à geração de conflitos. Então, praticar com amor a profissão escolhida e tratar o paciente com carinho e respeito, buscando forças e meios de contornar as situações que levam ao stress, foram tópicos da explanação da Enfermeira Cacilda.

Na tarde de hoje, sexta-feira (21) a Psicóloga, Mariana Ximenes, encerra a Semana levando “Motivação” aos funcionários. Na visão do Técnico em Segurança do Trabalho, a motivação precisa ser desenvolvida diariamente para que os trabalhadores possam vencer os momentos difíceis. Wilson Machado entende que essa motivação precisa ser diária, por isso, achou indispensável a inclusão do assunto em praticamente todos os momentos da Sipat.

Algo a mais

Durante a Semana houve sorteio de brindes arrecadados junto ao comércio local, clientes e fornecedores da Santa Casa. A Instituição colaborou para o cafezinho especial servido todos os dias, oportunidade para uma boa conversa. Algumas empresas, tais como a Propague Brindes e o Sintonizeaqui, contribuíram no patrocínio de personalização de camisetas usadas durante o evento. Os palestrantes foram voluntários. “Muita gente colaborou para que haja menos acidente, menos stress e mais qualidade do atendimento no nosso Hospital”, agradece Wilson.

A Santa Casa não pode parar. Então, para a participação na Sipat está acontecendo um revezamento dos integrantes das equipes. Em média 30 funcionários presenciam as palestras diariamente. Automaticamente, eles se transformam em multiplicadores de ações e informações.

“Se a empresa – em qualquer ramo de atividade – oferece oportunidades, aproveite, porque há ganho de conhecimento, de entrosamento, de produção. Sempre existe uma coisa nova a ser absorvida em favor próprio e de terceiros, então, é importante ir e motivar o colega a também participar”, incentiva finalizando o Técnico em Segurança do Trabalho, Wilson Machado.

 

 

 

Previous post

Correios já estão à espera de padrinhos para o Natal

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *