Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Três Pontas Contra a Dengue: próximo mutirão de limpeza será no Bairro Cidade Jardim

Por Mariana Tiso
Edição Arlene Brito

Mutirão Limpeza Dengue Zika Chikungunya Prefeitura 3 (Copy)

Servidores da Prefeitura e voluntários estão impressionados com a quantidade de material que pode acumular água e se transformar em criadouro do Aedes aegypti, retirada das casas durante o mutirão de limpeza

Várias medidas estão sendo tomadas para controlar os focos de criação dos mosquitos transmissores da Dengue e outros vírus em Três Pontas. Uma delas é o mutirão de limpeza, que foi realizado durante dois sábados. O primeiro encontro foi na  Vila Marilena e Ponte Alta, o segundo foi no Bairro Santa Edwiges e contou com o apoio da população e do Grupo de Escoteiros. O resultado será percebido no decorrer do tempo, mas pode-se dizer que o combate é o método mais eficaz contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O próximo mutirão será realizado no sábado, 2 de abril, às 8h30min no Bairro Cidade Jardim e o ponto de encontro dos voluntários será a Creche Nilce Piedade Rabello.

A Prefeitura pede insistentemente, inclusive com a distribuição de panfletos informativos, que a primeira ação contra o mosquito seja realizada pelas famílias trespontanas em suas próprias casas. É fundamental a eliminação de possíveis criadouros de larvas, tais como latas, garrafas, vasos de plantas, pneus velhos, tambores, latões, sacos plásticos e lixeiras e ainda manter fechadas cisternas e caixas d’água. Outra atitude importante na guerra contra o Aedes aegypti é vistoriar sempre talhas, reservatórios de água de geladeiras, além de manter as calhas limpas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cidadania – Anos atrás, diretoria da Associação de Moradores do Bairro Cidade Jardim realizou, com apoio de catadores de recicláveis e empresa do segmento construção, o mutirão de limpeza na comunidade (Foto: arquivo)

Na sequência do combate vem a fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Periodicamente, os agentes visitam os imóveis, orientam os moradores e, quando é o caso, previnem a proliferação do Aedes aegypti com o uso de larvicidas.

Em situações específicas, é feito o fumacê, seguindo as normas do Ministério da Saúde (MS). Atualmente, o recurso está sendo realizado em todos os lotes que apresentam criadouros. Os proprietários são informados e notificados. As escolas também estão recebendo atenção especial quanto à educação sobre a prevenção contra a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya com palestras e rodas de conversa.

Segundo a Vigilância Sanitária de Três Pontas, responsável pelo combate, o maior índice de Dengue se dá no fim de março e começo de abril. Ainda de acordo com a Secretara de Saúde, que abriga a Vigilância Sanitária, neste ano já foram 409 casos notificados, 15 deles confirmados, 40 descartados e 353 estão sob investigação. Em 2016, não houve morte decorrente da doença na Cidade

Previous post

Idosos do CRAS I e Quilombo realizam integração no Pontalete

Next post

Farmácias de Plantão em Três Pontas