Esporte em Três PontasQualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Volta da Amizade: pedal, reflexão, plantio de árvores e solidariedade estão na agenda deste domingo

Padre Rogério Augusto da Silva Paróquia Cristo Redentor Três Pontas Ciclismo Pedal 1

Padre Rogério durante orientações aos ciclistas que participaram da Trilha das Virtudes, em setembro

“Eu suportaria, embora não sem dor, a perda de todos os meus amores, mas morreria se perdesse todos os meus amigos”. A frase de Vinícius de Moraes ilustra o valor da ligação que se torna o tema do terceiro pedal organizado pelo Pároco da Paróquia Cristo Redentor de Três Pontas, Padre Rogério Augusto da Silva, com o apoio do também ciclista “Robinho”, do grupo “Corujas Bike Night Team”.

O passeio ciclístico será no próximo domingo (20) com o intuito de estreitar os laços de amizade entre os trespontanos que pedalam. A atividade física conquistou, nos últimos tempos, muitos adeptos na Cidade. Existem várias turmas, alguns que preferem andar apenas na companhia da “magrela” e ainda aqueles que estão começando agora e não se encaixaram nos dispostos e preparados “bandos”. Para todos, independente da condição ou preferência, a Volta da Amizade será uma oportunidade de conquistar novos colegas.

Com saída agendada para às 8 horas, da Praça Cônego Francisco (em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças, no Bairro Catumbi), a Volta da Amizade terá 30 quilômetros, entre Três Pontas e Santana da Vargem. Segundo Padre Rogério, o percurso acontecerá por estrada de terra. O caminho, conhecido como o da Bela Vista, estará todo sinalizado. Embora os organizadores considerem o nível do trajeto tranquilo, haverá um carro para dar suporte a quem, porventura, desistir ou desejar dar uma descansadinha antes de seguir. Um outro veículo acompanhará  os ciclistas, levando frutas e água.

Festa do Padre Victor começa na Trilha das Virtudes 11.jpg

Neste ano, esporte, lazer, integração e propagação de mensagens de fé e cuidados com o meio ambiente, com o trânsito e com o próximo foram trabalhados nos eventos Pedal da Fé, realizados em julho e setembro

“Gostaríamos de explicar que não será uma corrida e, sim, um passeio e passeio para pedalar, para andar junto, para estar com o outro, para tirar foto, brincar, enfim, para curtir porque raramente temos tempo para o lúdico da vida devido ao excesso de trabalho, às preocupações. Vamos transcender o sofrimento cotidiano e viver a vida como ela é, na sua beleza e totalidade. Não vamos disputar nada, então, o importante é chegar bem e amigo que é amigo não deixa o outro para traz. Iremos devagar porque não teremos pressa para chegar”, orienta o Padre, exímio praticante da modalidade.

Reflexão e plantio de árvores: é preciso que cada um cuide do outro e, todos, da natureza

Durante a Volta da Amizade acontecerão alguns momentos de reflexão a respeito da fraternidade, da amizade que, quando verdadeira, se torna grande tesouro que deve, na opinião dos organizadores, ser preservada, guardada do “lado esquerdo do peito”.

Ainda pensando em agregar valor ao evento, além dos momentos de meditação, surgiu a ideia do plantio de árvores. Assim, os organizadores conseguiram junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente dez mudas de Mogno, dez de árvores nativas e outras dez mudas de frutíferas. “Temos paisagens lindas aqui em Três Pontas e podemos apreciá-las com ainda mais atenção quando pedalamos. Nada mais justo que ajudarmos a cuidar desse ambiente”, completa Padre Rogério.

Ele explica que é preciso aprender a zelar daquilo que se tem para viver, por exemplo, o mundo – que é o único habitat, a única casa do homem – e também dos amigos que ouvem, que tornam os fardos mais leves à medida que ajudam orientando na solução de problemas, que acolhem, que afastam a solidão, enfim, que puxam orelhas auxiliando, assim, no crescimento de cada um de nós.

Volta da Amizade Pedal 1No entanto, ensina Padre Rogério, só se aprende a cuidar daquilo se que ama. “Eu não me torno amigo de ninguém sem que eu possa torná-lo melhor e essa pessoa me tornar melhor, sempre a partir do amor que temos um pelo outro. A mesma coisa acontece na nossa relação com o meio ambiente. Se sou amigo desse mundo, vou cuidar dele. Dificilmente aquele que ama destrói, fere, agride; pelo contrário, preserva”.

Pedal arrecadará brinquedos para que o Natal seja mais alegre para crianças carentes da comunidade

No intuito de proporcionar um final de ano mais feliz para a garotada carente de Três Pontas, Padre Rogério e Robinho pedem, para quem puder, levar para a concentração um brinquedo novo ou até mesmo usado.

Eles também convidam aqueles que gostam de pedalar e moram em cidades vizinhas para se juntem aos trespontanos nesta Volta da Amizade.

Previous post

Cãozinho desaparecido em Três Pontas

Next post

Prefeitura de Três Pontas promove o Natal da Alegria