Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

A dificuldade em dizer um “Não”

Psicóloga Mariana Ximenes 1

“No fundo esse comportamento de dizer sim quando quer dizer ‘não’ é autoproteção, ou seja, você está se protegendo do que? Bom pensar sobre isso” (Foto: Melhor Ângulo)

Muitas pessoas me procuram no consultório com a queixa principal de não conseguirem falar “não” quando é necessário. Esta, por sua vez, é uma queixa pertinente, pois os pacientes sentem-se muito passivos quando isso ocorre e tal situação pode levar a um quadro depressivo uma vez que não se sentem corajosos, sentem-se inseguros, com autoestima baixa tornando-se escravos deles mesmos.

Geralmente, pessoas que têm dificuldade em dizer não, se preocupam com a opinião alheia, por isso não falam o “não”. Imaginam que a pessoa não gostará de receber um “não” ou que a pessoa poderá ficar zangada… Preferem ferir eles mesmos a enfrentar o medo de não ser aceito. As pessoas precisam entender que a interpretação do outro não nos diz respeito. O que o outro interpretar do seu “não”, não é problema seu. Até porque é dificílimo ter um controle sobre o pensamento do outro, sobre a interpretação do outro. Pode ser que você diga um “não” e o outro lhe aprove pela sua assertividade.

No fundo esse comportamento de dizer sim quando quer dizer “não” é autoproteção, ou seja, você está se protegendo do que? Bom pensar sobre isso. A dificuldade em dizer um “não” envolve patamares que o psicólogo tem que destruir aos poucos. A simples dificuldade em dizer um “não” envolve uma história complexa por trás que poderá ser moldada apenas com um profissional. Não engane as pessoas dizendo sim quando seu sentimento é para “não” porque você está se enganando. Você acaba se confundindo e nem você sabe mais o que quer. Elas concordam quando queriam discordar. Na Psicologia dizemos que estas pessoas têm dificuldade de autoafirmação, não são assertivas. Se você percebe essa dificuldade em você, é um excelente momento para buscar orientação e aprender a ser assertivo.

O que devemos aprender é que ouvir “não” e dizer “não” é extremamente saudável, é importante, é maduro. A Psicoterapia é um espaço para você colocar suas dificuldades. É importante você se conhecer para que algo que lhe incomoda seja modificado.

Mariana Ximenes / Psicóloga – CRP: 04/35097

 (Foto Página Inicial: Papelonline)

Previous post

Especial - “Um dia pode acontecer de dar uma seca forte e elas terão serventia para o povo passar”

Next post

TOC aposta em lanchonete e bar reformulados para maior integração dos sócios