Beatificação de Padre Victor: mudanças no trânsito começam na sexta-feira e vão exigir compreensão e colaboração de toda a comunidade
Por Mariana Tiso (Estagiária)
Edição Arlene Brito
A realização do sonho de fé está próxima. Em poucos dias, tudo vai girar em torno da Beatificação. São esperados 100 mil visitantes que levarão recordações e elas devem ser as melhores possíveis para que essas pessoas – vindas de várias partes de Minas e do Brasil – desejem voltar em outras épocas. A presença dos turistas é fundamental para o fortalecimento da economia do Município e até mesmo para a geração de empregos. Além do público que se reunirá no Aeródromo Leda Mello de Resende (Aeroporto Municipal), milhares de pessoas poderão acompanhar a cerimônia, transmitida ao vivo pela TV Aparecida e TV Alterosa Sul de Minas. Emissoras de rádio, jornais, revistas, mídia eletrônica, enfim, a imprensa de Três Pontas e de outras regiões do Estado e do País também já se organiza para a cobertura da Missa que tornará Padre Victor o primeiro Beato negro do Brasil. O trabalho dos jornalistas terá grande importância no quesito propagação do nome da Cidade e do seu Anjo Tutelar.

Cada trespontano deve ter paciência e colaborar na recepção às autoridades, devotos, participantes. “Estamos nos desdobrando para que tudo transcorra bem, tanto para a população local, quanto para os visitantes. Acreditamos em algo bem organizado, muito bem sinalizado. Na estrutura que foi estudada em conjunto, contamos com o apoio de 360 policiais que, de moto, farão rotas e apontamentos aos turistas”, esclarece Débora Andrade, Secretária Municipal de Cultura.
As alterações no trânsito
• Policiais, Guarda Civil Municipal (GCM) e escoteiros auxiliarão os moradores sobre a circulação de automóveis e motos nos bairros.
• No sábado (14), o Bairro Santana estará fechado para entrada e saída de veículos. De acordo com os organizadores da estruturação da Cidade para o evento histórico, os moradores só poderão deixar ou chegar à localidade a pé. No entanto, em casos especiais, de urgência em saúde, por exemplo, a autorização poderá ser dada pela Polícia Militar que fará o controle do tráfego no Bairro. O trânsito voltará à normalidade no domingo.
• A Avenida Ipiranga estará fechada ao acesso de qualquer automotor, sendo destinada apenas à rota de fuga de bombeiros, policiais e ambulâncias. A ausência do trânsito facilitará o deslocamento das equipes de resgate e segurança em caso de acidentes ou incidentes.
• A exceção é que dois ônibus de transporte urbano (circulares) estarão disponíveis na Avenida Ipiranga destinados exclusivamente a levar e buscar a população trespontana ao evento. O tempo médio do percurso deverá ser de sete minutos. Para o transporte serão cobrados R$2,50. Pontos: Praça da Fonte e Supermercado Ipiranga. Ponto final: Fiat.
• Outra via que estará fechada aos veículos será a Avenida Caio de Brito (rua acima da rodoviária), então, exclusiva para pedestres.
• Também será fechado todo o entorno do Aeroporto e da Praça Cônego Victor. Para chegar até esses locais também será preciso caminhar.

Para quem vier de Varginha
1º Trevo – que vem de Varginha, descendo pela Avenida Prefeito Nilson José Vilela para a Avenida Oswaldo Cruz
Apenas ÔNIBUS
2º Trevo – Entrada que chega à Fertibrás
Apenas VANS e KOMBIs
3º Trevo Padre Victor – Próximo à Cocatrel e ao Aeroporto (área do evento)
Apenas AUTORIDADES POLÍTICAS E RELIGIOSAS
4º Trevo – que chega à Rua Carvalho de Mendonça (proximidades da AABB)
Apenas CARROS DE PASSEIO
Para quem vier de Santana da Vargem e seguir viagem para Varginha
1ª Entrada – em frente à Charneca CAMINHO ALTERNATIVO Para CARROS DE PASSEIO
Entrar à direita, passar em frente ao silo da Cocatrel e seguir pela estrada de terra que sairá no Bairro Cidade Jardim. Seguir pelas avenidas Zé Lagoa e Barão da Boa Esperança. Passar pelo Bairro Morada Nova, “foguetinho”, estrada de terra do motel até a Rodovia MG-167.
2ª Entrada – que chega pela Lassane
Apenas ÔNIBUS QUE VÊM PELA ESTRADA DE VARGINHA

No mesmo horário, o estacionamento abaixo da Unimed (Avenida Prefeito Nilson José Vilela), que foi preparado pela Prefeitura Municipal, estará aberto aos ônibus. O local é perto do Aeroporto para onde as pessoas poderão ir andando.
Quem vier de Campos Gerais (estrada de terra), Pontalete, Quilombo Nossa Senhora do Rosário e outras localidades
Seguir as sinalizações que serão distribuídas para auxiliar.





