Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Caminhada Passos que Salvam será realizada em Três Pontas pela prevenção e cura do câncer infantojuvenil

Um simples passo pode salvar vidas! Sendo assim, a comunidade trespontana está convidada a caminhar e, enquanto cuida da própria saúde, divulgar a importância do pontapé inicial para que crianças e jovens sejam curados do câncer: o diagnóstico precoce.

Neste domingo, 24 de novembro, será realizada mais uma edição da “Caminhada Passos que Salvam“, mobilização nacional promovida pelo Hospital de Amor, de Barretos. Em Três Pontas, o evento acontecerá pela quarta vez (2015, 2016, 2018, 2019), tendo a família Faria Jota à frente da organização. De acordo com Maurício, Keli, Letícia e Bianca a concentração acontecerá na Avenida Oswaldo Cruz, em frente ao Sambódromo “Professor Jaime Abreu” (escadão).

O coordenador Maurício e esposa Keli (à esquerda) na Caminhada Passos que Salvam, Três Pontas (2018)

Os participantes sairão do local às 8 horas e pelo trajeto vão propagar orientações. Maurício Faria Jota, coordenador do Hospital de Amor no município, explica que a desinformação dos pais e até mesmo de médicos é um dos fatores responsáveis pelo diagnóstico e início de tratamento especializado tardio, consequentemente, pela liderança do câncer infantojuvenil: primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

Conhecer sinais, sintomas e desconfiar sempre é uma orientação. Segundo o Hospital de Amor, a apresentação clínica e as características de determinados tipos de tumores podem ser semelhantes à doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento acerca do câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido. “É fundamental entender que crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados – se DIAGNOSTICADOS PRECOCEMENTE – e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado”, registra o coordenador.

Várias atrações estão sendo preparadas para que a manhã dominical seja informativa, interativa, agradável. No local da concentração também acontecerá a venda do kit Caminhada Passos que Salvam. Uma camiseta, sacochila e boné personalizados compõem o conjunto vendido a R$ 35. Toda a verba será revertida ao tratamento das crianças com câncer.

Previous post

Câmara e Escola do Legislativo de TP entregam certificados a Jovens Parlamentares 2019

Next post

Minas Gerais lidera geração de empregos no país em outubro