Política em Três Pontas

Câmara e Escola do Legislativo de TP entregam certificados a Jovens Parlamentares 2019

Nesta quinta-feira (21), com início previsto para as 18 horas, a Câmara e a Escola do Legislativo de Três Pontas “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”, realizarão a solenidade de entrega dos Certificados de Participação do Parlamento Jovem – Edição 2019.

A cerimônia marcará o fechamento do quinto ano de trabalho do Parlamento Jovem  Minas trespontano. Desta vez, o tema que norteou as ações foi “Discriminação étnico-racial”. Na maratona de atividades eles discutiram os subtemas “Desigualdades socioeconômicas”, “Violências por motivo étnico-racial” e “Direitos às identidades e à diversidade cultural”. Palestras e a elaboração de propostas apresentadas em plenárias municipal, regional e estadual também estiveram em pauta.

Ao convidar para a solenidade de hoje, os organizadores comentam que os jovens parlamentares e público assistirão à palestra “Sua vida rumo ao extraordinário”, que será ministrada pelo “coach” Tiago Campos. Outro momento importante da noite, além da certificação dos estudantes e parceiros, será a entrega de todas as propostas elaboradas pelos jovens do PJ-Minas de Três Pontas ao prefeito Marcelo Chaves Garcia e ao presidente da Câmara Municipal, Maycon Douglas Vitor Machado.

Estas propostas podem se transformar oficialmente em melhorias para a população, a exemplo do que aconteceu com o transporte público local. Os alunos parlamentares jovens entregaram sugestão à empresa responsável pelas chamadas “circulares”. Atenta, a firma definiu rotas, aumentou o atendimento em bairros e procura promover acesso às pessoas com deficiência. Também atendendo ao PJ-Minas de Três Pontas foi implantada a Semana Municipal da Prevenção e Conscientização da Violência, com ações voltadas à Lei Maria da Penha. O projeto é desenvolvido em escolas públicas e privadas do município, com palestras abertas à sociedade.

No total, 30 estudantes do ensino médio, oriundos de várias escolas da cidade, fecham o ciclo anual no qual conheceram melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. Os trespontanos, durante a Plenária Mineira, ajudaram a definir o tema dos trabalhos que acontecerão ano que vem: “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

O Projeto

Criado há 16 anos, o Parlamento Jovem de Minas é um projeto realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pela PUC-Minas e pelas câmaras municipais em parceria com as escolas do Legislativo e instituições de ensino.  O objetivo é a formação política e cidadã de jovens estudantes do ensino médio, contribuindo para o interesse e participação democrática no município e no estado.

Em Três Pontas, a Escola do Legislativo foi inaugurada em 2015 e o programa implantado por iniciativa da então vereadora Valéria Evangelista Oliveira. Hoje, é presidido pelo legislador Maycon Douglas Vitor Machado e coordenado por Guilherme Ribeiro de Oliveira e Carlos Henrique da Silva Castro. 

Previous post

Bombeiros encontram mais um corpo de vítima da tragédia de Brumadinho

Next post

Caminhada Passos que Salvam será realizada em Três Pontas pela prevenção e cura do câncer infantojuvenil